Itaipu inicia testes com primeiro
avião elétrico tripulado da América Latina.
por
Itaipu Binacional
O modelo com propulsão elétrica é denominado
Sora-e. Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Protótipo tem como base o modelo esportivo
acrobático ACS-100 SORA, para duas pessoas.
Técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico
(VE), da Itaipu Binacional, e da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos
(SP), começaram nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), a fase de
pré-comissionamento do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.
O protótipo, que tem como base o modelo esportivo
acrobático ACS-100 Sora, para duas pessoas, chegou sexta-feira, 22 de agosto,
ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a
Eletricidade (CPDM-VE) da binacional. O modelo com propulsão elétrica é
denominado Sora-e.
O presidente da ACS, engenheiro Alexandre
Zaramella, e o diretor de desenvolvimento, engenheiro Conrado Almeida, estão na
cidade nesta semana acompanhando o início dos trabalhos.
“Esse estágio é importante para o projeto porque é
o momento em que fazemos os principais ensaios de solo. Depois, será feita a
certificação do modelo com os órgãos competentes e, finalmente, o voo
inaugural”, afirmou o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais.
Segundo ele, a expectativa é realizar o primeiro
voo com Sora-e entre outubro e novembro deste ano, em local ainda a ser
definido – Foz do Iguaçu ou São José dos Campos.
Dificuldades logísticas
Novais acrescentou que o cronograma inicial
divulgado pelo Programa VE, em 2013, para o início dos testes com o avião
elétrico, teve de ser alterado devido as dificuldades logísticas. Para ser
transportado até Foz do Iguaçu, o modelo precisou ser dividido no ponto entre o
cone da cauda e a fuselagem.
“Foi um trabalho complexo, que requereu uma
reengenharia do projeto, para que não perdêssemos as características
estruturais da aeronave”, afirmou.
Sobre a aeronave
Com 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra
da asa) e 650 quilos de peso total, o Sora-e terá autonomia de uma hora de voo
e velocidade máxima de 340 km/h.
O modelo vai carregar um motor elétrico duplo,
fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis
packs de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura é feita com fibra
de carbono e o painel terá tela com tecnologia touch screen.
Zaramella explicou que o modelo chegou a Foz do
Iguaçu com praticamente 90% do trabalho concluído. “Toda a parte estrutural
está pronta e o motor, instalado. Faltam as baterias e a hélice. Esta última
virá dos Estados Unidos, fabricada especialmente para o modelo.”
Motor do avião elétrico.
O executivo salientou que a transformação do modelo
a combustão em elétrico demandou uma série de estudos e adaptações, incluindo
modificações na asa para melhorar a aerodinâmica.
“A dificuldade neste projeto é que estamos
desenvolvendo algo totalmente novo na área da aeronáutica. No futuro, todo esse
trabalho, o histórico, as anotações técnicas, servirão como base para a
certificação de outros veículos aéreos elétricos”, comentou.
Parceria com Itaipu
Zaramella explicou que o ACS-100 Sora começou a ser
desenvolvido pela empresa em 2006 e voou pela primeira vez dois anos depois,
sempre com motor a combustão.
De acordo com o executivo, a parceria com Itaipu
para desenvolver o Sora-e pretende posicionar a empresa no atual cenário
internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos.
Futuro projetado
“A nossa visão é que no futuro, os meios de
transporte, inclusive aéreos, vão migrar para a motorização elétrica. Por isso,
todas as grandes empresas [do setor], tais como Airbus, Boeing e Embraer já
estão desenvolvendo ou pesquisando aviões elétricos”, comentou.
Já para o Programa VE, o interesse com a parceria é
o domínio da tecnologia de materiais compostos, usados no setor aeronáutico – e
que são fundamentais para a redução do peso dos protótipos. “A redução do peso
levará a uma melhora significativa na autonomia dos veículos elétricos”,
comentou Novais.
Fonte: ITAIPU
NACIONAL
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