sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Impacto econômico da mudança climática pode custar 2,5% do PIB da América Latina e Caribe.
Pessoas afetadas pelo furacão “Manuel” em 2013 nos municípios de Culiacán e Mocorito no México. Foto: Malova Gobernador (Flickr/Creative Commons).

Estimativas preliminares realizadas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sugerem que os impactos econômicos da mudança climática ficariam em torno de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) anual da América Latina e o Caribe, caso as temperaturas aumentem em 2,5 graus Celsius.

A Organização apresentou o documento A economia da mudança climática na América Latina e o Caribe: paradoxos e desafios nesta segunda-feira (22) no marco da Cúpula do Clima que começará nesta terça-feira (23).

Apesar de a América Latina e o Caribe contribuírem em menor escala à mudança climática que outras partes do mundo, a região é uma das mais vulneráveis aos seus efeitos. Alguns fatores que contribuem a essa fragilidade se encontram na taxa de urbanização mais alta do planeta, uma dependência dos recursos naturais, a importância da agricultura e as extensões costeiras. Soma-se à lista os riscos existentes nos pequenos estados insulares do Caribe e nos países da América Central, alguns banhados tanto pelo Pacífico como pelo Atlântico.

Os custos anuais de adaptação para a América Latina e o Caribe já foram estimados em cerca de 0,5% do PIB anual regional. Caso medidas de longo prazo não sejam adotadas logo, os avanços econômicos alcançados nos últimos anos para promover a igualdade poderão ser seriamente comprometidos, trazendo riscos para a agricultura, o acesso à água, a conservação de florestas, perda de biodiversidade, saúde da população, o turismo nas zonas costeiras e redução da pobreza rural.

Há uma década a CEPAL estuda os custos econômicos e sociais da mudança climática nos países da região, contribuindo com informação estatística para o processo decisório e sugerindo recomendações de políticas públicas.



Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário