Manaus: a cidade onde o pedestre
não tem vez.
Último lugar entre as 13 capitais avaliadas
pela campanha Sinalize! (nota 0,7), capital do AM pode receber R$ 200 milhões
para melhorar mobilidade e sinalização urbanas.
Capital que recebeu a pior avaliação no
levantamento Sinalize!, do Mobilize Brasil, Manaus teve uma boa notícia no
último dia 20: é que foi aprovado pela Câmara Municipal um projeto de lei que
permite destinar mais de R$ 200 milhões à mobilidade urbana da cidade. Agora,
só falta o prefeito (Arthur Neto, do PSDB) sancionar a medida.
Pelo projeto, o poder executivo poderá pedir
empréstimo ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a execução
de um programa de implementação de alternativas tecnológicas de transporte
urbano, como o BRT (Bus Rapid Transit) ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos),
entre outras em estudo. Nada confirmado ainda, mas o anúncio sinaliza ao menos
uma retomada de intenções, já que Manaus não conseguiu realizar nenhum dos
projetos de mobilidade previstos para a Copa de 2014.
Ranking de 13 capitais
Manaus precisa melhorar bastante seu transporte
público e também a sinalização para os que caminham ou pedalam na cidade. É o
que mostrou a campanha Sinalize! que durante dois meses verificou a sinalização
para usuários do transporte público, pedestres e ciclistas, e gerou o ranking
das 13 capitais mais avaliadas. A capital amazonense ficou em último lugar, com
nota 0,7, numa escala de 0 a 10.
O trabalho foi realizado por voluntários e
avaliou 25 cidades, com destaque para as capitais, que obtiveram a seguinte
colocação no ranking nacional: Curitiba (5,4); Rio de Janeiro (4,6); Porto
Alegre (4,2); São Paulo (3,8); Belo Horizonte (3,6); Recife (3,3); Brasília
(2,5); Natal (2,5); Salvador (2,1); Cuiabá (1,9); Maceió (1,6); Fortaleza
(1,3); Manaus (0,7).
Na área de transporte público, foram verificados
itens como se havia informações disponíveis nos pontos e sinalização no
interior dos ônibus, na maioria sistemas de ônibus ou corredores inteligentes
de ônibus (BRTs), mas também metrôs, trens urbanos e até barcas, no caso do Rio
de Janeiro.
Em relação à sinalização para pedestres, os
avaliadores procuraram verificar a existência de faixas de travessia, placas de
advertência, semáforos específicos para os pedestres e placas indicativas para
orientação de quem opta por transitar a pé pelas cidades.
Sinalização de Manaus é quase inexistente
A colaboradora Cecília Maria Xavier Pereira realizou
na capital manauara nada menos que 50 avaliações para o Sinalize! Ela visitou
diferentes regiões da cidade e pode observar o descaso do poder público para
com pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus. Por isso, a nota mais
conferida por Cecília foi zero.
Depois de presenciar a falta total de
infraestrutura de informação e segurança às pessoas nos pontos, terminais de
ônibus em importantes vias da capital, como as avenidas Brasil e Presidente
Kennedy, muitas vezes repetiu o mesmo comentário: “Nenhum ponto ao longo da
avenida tem qualquer sinalização e em nenhum dos coletivos que por aqui
circulam há informações sobre paradas, conexões, horários ou mapas”.
Situação igualmente ruim para quem pedala em
Manaus. No caso da movimentada avenida Brasil, o local é passagem de muitos
ciclistas, “tanto os que vão para treinar ou a passeio, como também
trabalhadores, que utilizam a bicicleta como meio de transporte”. Pois em toda
a extensão da via, a avaliadora não viu placas, sinalização de solo ou
semáforos de pedestres. Resultado: nota zero, mais uma vez.
Também a sinalização para pedestres é precária.
Cecília percorreu, por exemplo, a recém-reformada ponte sobre o igarapé da
Cachoeira Grande, na zona oeste da capital amazonense. No local, próximo a
escola e creche, “só existe passagem para pedestres do lado direito da ponte, o
que obriga quem tiver que cruzá-la a atravessar a avenida São Jorge, que a esta
altura não tem faixa de pedestre”, diz ela.
A faixa fica mau posicionada, depois da ponte,
completa: “Está bem pintada, mas foi implantada no final de uma descida onde os
veículos normalmente vêm em alta velocidade e não respeitam a passagem do
pedestre”, desabafa. Já há relatos de atropelamentos, relata a moça, e “é
frequente ver crianças e idosos tendo que atravessar a rua fora da faixa, para
acessar a passagem de pedestre da ponte”.
Abaixo, separadas por modos, as avaliações da
capital do AM:
Resultados gerais do Sinalize!
O ranking atual foi baseado em 372 avaliações em
(123 de ciclistas, 128 de pedestres e 121 do transporte coletivo) em 25
cidades, mas o objetivo da campanha Sinalize! é ampliar essa amostragem com a
participação de voluntários de outras localidades.
Confira os resultados e formulários para
avaliação, disponíveis no site da
campanha Sinalize!
Fonte: Mobilize
Brasil
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