quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MPF denuncia frigorífico por crime ambiental em Campos, RJ, por despejo de dejetos no rio Paraíba do Sul.
Matadouro despeja dejetos do abate de animas no rio Paraíba do Sul.

O Ministério Público Federal em Campos (MPF/RJ) denunciou o Frigorífico Guarus LTDA por poluir o rio Paraíba do Sul. Além do matadouro, os responsáveis pela empresa Marcos Venício Gomes da Silva e Nurys Fernandes Brasil da Silva Gandra também respondem pela prática ambiental criminosa (artigos 54 e 60 da Lei n° 9.605/98).

As investigações inicialmente buscavam saber se o frigorífico tinha licença ambiental. No decorrer das apurações, no entanto, houve indícios de lançamentos indevidos de dejetos do abate de animais no rio. O MPF solicitou, então, que a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) realizasse coletas e emitisse um laudo pericial sobre a situação.

Os resultados da coleta revelaram que a região próxima ao matadouro encontra-se em péssimas condições ambientais em razão desse lançamento de dejetos, sem o devido tratamento, diretamente nas águas do rio. O frigorífico fica a 300 metros do Paraíba do Sul e os resíduos são lançados por um sistema de tubulação subterrânea. Nos fundos do matadouro, existe um rebaixamento natural com materiais líquidos e sólidos represados, formando assim uma espécie de lagoa, que se comunica com o rio por meio do canal artificial. Essa “lagoa” é muito enriquecida em carbono orgânico e nitrogênio, com altos níveis de coliformes fecais.

“A postura adotada pelo matadouro vem causando poluição em níveis altíssimos, capazes de resultar sérios danos à saúde dos seres vivos, por meio do lançamento de resíduos sem o devido tratamento diretamente no rio Paraíba do Sul”, destaca o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, autor da denúncia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário