domingo, 14 de setembro de 2014

PNUMA afirma que camada de ozônio está a caminho da recuperação.
por Laura Gelbert, da Rádio ONU
Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Segundo agência da ONU, história de sucesso deve encorajar ação sobre clima; nova avaliação está em documento publicado pelo Pnuma e a OMM.

A camada de ozônio protetora da Terra está em caminho de recuperação graças a ação internacional contra substâncias prejudiciais.

Esta nova avaliação, feita por 300 cientistas, foi publicada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Organização Mundial de Meteorologia, OMM.

Atual

Segundo o Pnuma esta é a primeira atualização abrangente em quatro anos. Em declaração a jornalistas na sede das Nações Unidas em Nova York, o diretor-executivo da agência, Achim Steiner, afirmou que o trabalho com substâncias prejudiciais à camada de ozônio é uma “história de sucesso de ação coletiva internacional”.

Segundo Steiner, as principais descobertas do relatório mostram que o mundo evitou um “grande problema” ao se livrar de substâncias prejudiciais à camada de ozônio através do protocolo de Montreal”.

Ele afirmou ainda que sem este protocolo e as ações adotadas, o mundo estaria vendo hoje uma destruição “substancial” da camada de ozônio.

Clima

A camada de ozônio protege a Terra de raios ultravioletas do sol. De acordo com o Pnuma, até 2030 o protocolo vai prevenir 2 milhões de casos de câncer de pele por ano, evitar danos aos olhos humanos e sistemas imunológicos, além de proteger a agricultura e a vida selvagem.

Steiner destacou a relação entre a camada de ozônio e as mudanças climáticas. Ele lembrou ainda a Conferência da ONU sobre o Clima que acontecerá na sede das Nações Unidas, no dia 23 de setembro.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário