sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Salvador sedia Fórum Internacional sobre Gestão de Baías.
A Baía de Todos os Santos pretende ser a sede da “Amazônia Azul”. Foto: Rita Barreto/Setur-BA.

Especialistas em gestão de baías do Brasil e do exterior estarão reunidos em Salvador, Bahia, no dia 25 de setembro, para o I Fórum Internacional sobre Gestão de Baías. O encontro integra a série Fóruns ACB, lançada pela Associação Comercial da Bahia com apoio da Rede Brasileira do Pacto Global. Na ocasião, haverá o lançamento da Baía de Todos os Santos como sede da “Amazônia Azul”.

O Fórum irá discutir os aspectos nacionais e a visão internacional acerca da gestão das baías, com foco no desenvolvimento de políticas públicas, envolvimento do setor privado, sociedade civil e comunidade científica.

Entre os palestrantes internacionais, estarão presentes Geoffrey Gibbs (Baía de São Francisco), Gary Andersen (Universidade de Berkeley), Maria das Dores Meira (clube Mais Lindas Baías do Mundo – Paris). Entre os convidados nacionais, participam o vice-almirante Marcos Silva Rodrigues (secretário da Comissão Interministerial de Recursos do Mar), Gelson Serva (gestor executivo da Baía de Guanabara), Márcia Telles (presidente do Inema) e Renata Seabra (diretora executiva da Rede Brasileira do Pacto Global).

O Fórum Internacional sobre Gestão de Baías é destinado a empresários, investidores, técnicos e gestores ambientais. No encerramento do evento será lançada a Carta da Baía de Todos os Santos, com posterior distribuição do Relatório Estado do Mundo – Worldwatch Institute (WWI). As inscrições são gratuitas, porém limitadas – e podem ser feitas por e-mail: 

Sobre a Amazônia Azul

A Marinha Brasileira criou o conceito de Amazônia Azul com o objetivo de chamar atenção para o potencial estratégico deste desconhecido e inexplorado patrimônio nacional, formado por 3,5 milhões de km², cuja área conta com os 8,5 mil km da costa brasileira, abrangendo 17 estados e mais de 400 municípios.

Sobre o Pacto Global

A Associação Comercial da Bahia aderiu em agosto ao Pacto Global das Nações Unidas, unindo-se às mais de 5.200 organizações signatárias, articuladas por 150 pontos de redes locais ao redor do mundo. O Pacto Global busca alinhar as operações de negócios das empresas aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O Brasil é a 5ª maior rede local, com 630 signatários.

O Fórum Internacional sobre Gestão de Baías é uma realização da Associação Comercial da Bahia, com corealização da Marinha do Brasil, Ibama, Iphan, Antac, Inema, Worldwatch Institute e Rotary Baía de Todos os Santos, e conta com o apoio da Petrobras, Sebrae, Bahiagás, Ministério Público do Estado da Bahia e Prefeitura de Salvador.

Serviço

I Fórum Internacional sobre Gestão de Baías – Baía de Todos os Santos: sede natural da Amazônia Azul
Data: 25 de setembro de 2014
Endereço: Palácio da Associação Comercial da Bahia, Praça Conde dos Arcos, s/nº, Comércio, Salvador-Bahia.
Horário: 14h às 19h


Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário