quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Comunidades ganham voz para expressar ideias sobre desenvolvimento urbano no Dia Mundial do Habitat.
No Brasil, o ONU-Habitat trabalha para diminuir as distâncias sociais o desenvolvimento urbano entre a cidade e os assentamentos precários. Foto: Alicia Nijdam/Flickr: Rocinha Favela (Creative Commons).

O Dia Mundial do Habitat 2014 vai ser comemorado na próxima segunda-feira (6) com o tema “Vozes das Comunidades“. O objetivo é reconhecer as dificuldades da vida nos assentamentos humanos de maior precariedade, cedendo espaço para que seus moradores partilhem experiências, conhecimentos e ideias sobre o desenvolvimento urbano. Os esforços direcionados ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio também serão tema de destaque.

Um quarto da população mundial vive em assentamentos humanos, sob condições de moradia nocivas e inadequadas. Nos países em desenvolvimento, estima-se que um bilhão de pessoas não tenha outra opção além de viver em habitações sem planejamento, contribuindo para a formação das cidades menos prósperas e equitativas do mundo.

A agência da ONU expressou sua esperança de que este dia contribua para conscientizar sobre a importância do diálogo político focado na integração dos assentamentos precários à cidade.

Em resposta a esse desafio, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) vem trabalhando em várias frentes para melhorar a vida dos moradores dessas comunidades, como o Programa Participativo de Melhoria nas Favelas, em conjunto com a Secretaria do Grupo de Estados da África, Caribe e Pacífico e a Comissão Europeia.

A estratégia da iniciativa é priorizar as avaliações coletivas de relevantes atores urbanos, autoridades locais e moradores para gerar respostas sustentáveis às suas principais necessidades de desenvolvimento.

Outubro Urbano

No Brasil, o ONU-Habitat trabalha com o governo federal, estadual e municipal e sociedade civil para desenvolver políticas públicas que ajudem a melhorar as condições de vida nas comunidades mais vulneráveis. Através do planejamento urbano, da economia local e da legislação urbana, o ONU-Habitat trabalha em prol de cidades mais conectadas, compactas, integradas e inclusivas.

Chamado de Outubro Urbano, o mês será marcado por um conjunto de celebrações, eventos e atividades para promover o desenvolvimento urbano sustentável e a conscientização sobre os desafios e oportunidades que envolvem a urbanização. Entre 15 e 18 de outubro, acontecerá na Itália o Campus de Pensadores Urbanos, onde os participantes debaterão sobre o tema “A Cidade que queremos” reunindo ideias que ajudarão a formular a nova agenda urbana na Conferência Habitat III que será realizada em 2016.

No último dia deste mês (31), será comemorado o Dia Mundial da Cidades 2014, com o tema “Liderando Transformações Urbanas”, para chamar atenção à importância da urbanização e da cooperação internacional no desenvolvimento global. A principal celebração será realizada em Shangai, na China, e será acompanhada por outros eventos pelo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário