segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Na próxima legislatura, mais da metade da Câmara dos Deputados será ruralista.
Bancada da agropecuária vai aumentar no próximo ano.

Levantamento preliminar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) indica que a bancada ruralista na Câmara dos Deputados saiu fortalecida do último pleito eleitoral (5). Segundo o estudo, 263 dos 513 dos deputados federais eleitos (51%) estão ligados ao setor. Desse total, 139 (27%) já são membros da frente parlamentar e foram reeleitos; e 124 (24%) são novos deputados ligados à agropecuária.
No estudo da frente parlamentar, foram utilizados parâmetros e características dos eleitos a deputado federal que os ligam ao setor de agronegócios. Além disso, os especialistas que conduziram o estudo levaram em conta as “bandeiras do setor”, assumidas durante a campanha eleitoral, e o perfil dos eleitos, que, por exemplo, declararam como ocupação a produção rural.

Atualmente, a frente tem 205 membros, sendo 191 deputados e 14 senadores.

Burocracia

Integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) disse que já há um caminho a seguir. “Nós somos, hoje, vítimas do ‘fiscalismo’ exacerbado, transformando o produtor, muitas vezes, em um cidadão que fica ‘à mercê de algemas’. O que nós queremos é que a Constituição e a legislação digam, com absoluta clareza, o que o cidadão pode fazer”, declarou.

Moreira também criticou a burocratização do setor rural. “Transformar propriedade em um chão de fábrica e dar para o produtor, na propriedade, ‘dentro da porteira’, a obrigação de um cartório para poder manter as suas obrigações é desconstruir, é atrapalhar a produção primária, é tirar do produtor aquilo que ele mais sabe fazer, que é produzir alimentos”, disse o deputado.

Não reeleitos

Da bancada ruralista, não foram reeleitos os deputados Moreira Mendes (PSD-RO), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Geraldo Simões (PT-BA), Nelson Padovani (PSC-PR), Vitor Penido (DEM-MG), Guilherme Campos (PSD-SP), Reinhold Stephanes (PSD-PR) e Junji Abe (PSD-SP).

Já os deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO), Rose de Freitas (PMDB-ES), Wellington Fagundes (PR-MT) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) foram eleitos para o Senado.

Não se candidataram à reeleição os seguintes deputados membros da FPA: Abelardo Lupion (DEM-PR), que coordenou a campanha do presidenciável Aécio Neves; Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG); Vilson Covatti (PP-RS); Oziel Oliveira (PDT-BA); Eduardo Sciarra (PSD-PR); Sandro Mabel (PMDB-GO); Carlos Magno (PP-RO); e Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR).

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Pierre Triboli


Nenhum comentário:

Postar um comentário