sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Publicação da Embrapa apresenta Índice de Vulnerabilidade de Água Subterrânea à Contaminação.
Maior recurso natural do planeta, a água é fundamental para a sobrevivência humana e o desenvolvimento socioeconômico dos países. Por essa razão, é necessário garantir sua qualidade para um abastecimento econômico e seguro de água potável nos meios urbano e rural. Nesta perspectiva, as fontes de água subterrânea se mostram com importância estratégica, pois são uma alternativa de suprimento de qualidade a relativo baixo custo.

Com esta atenção e com vistas a identificar as áreas com maior vulnerabilidade da água subterrânea à contaminação, acaba de ser publicado o trabalho intitulado "Índice de Vulnerabilidade de Água Subterrânea à Contaminação – VIX". O índice VIX, busca, sobretudo, garantir o ordenamento e o planejamento de atividades humanas no espaço geográfico.

Diversas atividades humanas afetam a qualidade e a potabilidade das águas. Essas atividades, especialmente quando desenvolvidas em áreas onde as águas subterrâneas estão em condições de maior vulnerabilidade à contaminação, representam uma grande ameaça à qualidade da água, podendo, por consequência, colocar em risco a conservação da biodiversidade, o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência da espécie humana, escreve o autor e Gerente-Geral da Embrapa Gestão Territorial, Claudio Spadotto. Por essa razão, é preciso adotar medidas para mitigar possíveis impactos negativos a esse importante recurso, completa ele. 

No Comunicado Técnico é apresentada a descrição do índice VIX, com um exemplo da sua aplicação.

A publicação está disponível para download através do endereço: http://goo.gl/ReQYkQ
Daniela Maciel
Embrapa Gestão Territorial
daniela.maciel@embrapa.br
Telefone: (19) 3211-6200 | Ramal: 6440
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Fonte: EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário