quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exposição chama atenção para maravilhas do planeta.
por Redação da Envolverde
Em seu quarto mês de exibição, mostra traz imagens de gorilas de Uganda, elefantes da Namíbia, pirâmides no deserto do Sudão e festas tradicionais de Papua-Nova Guiné.

Mostrar a beleza de animais selvagens, de lugares exóticos e de culturas de outros povos é a proposta da exposição do fotógrafo e jornalista Haroldo Castro, que estará na estação Paraíso entre os dias 10 e 28 de fevereiro. A mostra teve início em 12 de novembro de 2014, na estação de metrô Sé, em São Paulo, passando depois pelas estações Clínicas e República. Com imagens captadas ao longo de sua extensa carreira como fotógrafo de viagem, a exibição é uma jornada por lugares admiráveis que marcam a trajetória do fotógrafo.

“Espero que minhas fotos de natureza despertem a consciência das pessoas para a beleza do planeta”, diz Haroldo Castro. “São fotos de templos antigos que me fizeram sonhar, festivais coloridos que provocaram surpresas, de pessoas emblemáticas que cliquei pelos caminhos e de uma natureza extraordinária que marcou meus passos por tantas terras.”

A paixão de Haroldo Castro em registrar o mundo com suas lentes começou cedo. Em 1974, foi da França à Índia de carro, atravessando o Irã e o Afeganistão, quando poucos ousavam se aventurar por aqueles lados. Ainda nos anos 1970, percorreu, durante dois anos, países da América Latina numa Kombi, fotografando e escrevendo para revistas e jornais. Em 2010, embarcou com seu filho em uma de suas maiores empreitadas. Juntos, numa  Land Rover bem aparelhada, percorreram 40 mil km por 18 países africanos, jornada que resultou na obra “Luzes da África” (Ed. Civilização Brasileira, 2012).  Hoje, ele tem em seu currículo de viagens 165 países.
“A viagem foi minha principal escola. A experiência de viajar traz experiências que ficam gravadas para sempre na alma”, afirma o fotógrafo. Por isso, cunhou a palavra Viajologia para expressar a “ciência e a arte de viajar, uma oportunidade privilegiada de aprender com culturas diferentes”, diz.

Destacando o belo e o inusitado, sem cair em clichês, Haroldo pretende com sua fotografia despertar a curiosidades e o interesse pela vida selvagem e culturas pouco conhecidas para os brasileiros. As 35 fotografias da mostra enfatizam situações em 17 países de quatro continentes.

As legendas de cada imagem trazem uma informação adicional abreviada, ressaltando dados culturais que não são óbvios na foto.

Serviço 

Exposição: “Estação Viajologia – a arte de viajar” de Haroldo Castro.

Imagens: Vinte painéis com 35 fotografias de 17 países de quatro continentes (7 da África, 6 da Ásia, 1 da Oceania e 3 da América do Sul, incluindo Brasil).

Data e Locais: De 10 a 31 de janeiro de 2015 na Estação República; de 10 de fevereiro a 28 de fevereiro na Estação Paraíso.

Horário: durante o funcionamento do metrô.

Preço: R$3,00 (bilhete do metrô).


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário