segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Plataforma reúne conteúdos sobre investimento social.
por Fernanda Kalena, do Porvir
Chamada Sinapse, a biblioteca virtual, que é gratuita e colaborativa, centraliza publicações sobre o terceiro setor.

Um hub de conteúdo que reúne informações sobre investimento social, para fortalecer não apenas investidores, mas a sociedade como um todo. Essa é a proposta do novo projeto do Gife, que lançou no final do ano passado uma biblioteca virtual, chamada Sinapse.

A plataforma é um espaço de construção coletiva: sugestões de publicações são bem-vindas e passam por uma curadoria da organização, que quer mobilizar pesquisadores, empresas, universidades, organizações sociais e poder público em torno da troca de conhecimento.
Foto: Africa Studio / Fotolia.com

“A ideia não é ter apenas documentos científicos, mas sim uma produção mais cotidiana de publicações institucionais. Assim, materiais produzidos deixam de ficar isolados cada um em seu site e passam a se concentrar na biblioteca. Quem pesquisar, pode fazer comparações e também os institutos vão poder conhecer os trabalhos uns dos outros”, explica Iara Rolnik, gerente de conhecimento do Gife.

O projeto é realizado em parceria com a Foundation Center, organização norte-americana que possui um vasto banco de dados global sobre filantropia, chamado de IssueLab. Com esta aliança, publicações sobre investimento social produzidos em outros países foram importadas para o Sinapse e também as brasileiras são compartilhadas com outros hubs internacionais.

Segundo Rolnik ainda é muito cedo para tirar conclusões, mas até agora, os conteúdos mais pesquisados são relacionados mais a prática do que a teoria. “As pessoas estão indo atrás de coisas práticas, para desenvolver suas próprias estratégias e trabalhos”, afirma. Temas como participação cidadã e transparência de investimentos sociais, estão, por enquanto, no topo da lista. A gerente conta que a organização pretende divulgar as informações relacionadas ao consumo e pesquisas que estão sendo realizadas.

Materiais produzidos pelo Porvir também compõe o acervo da biblioteca, entre eles o especial Personalização do ensino: como colocar o aluno no centro da educação e o material Negócios sociais em educação: fortalecimento do setor.


Fonte: Porvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário