segunda-feira, 30 de março de 2015

Campanha chama a atenção para atropelamento de animais no Parque da Tijuca.
por Flávia Villela, da Agência Brasil*
O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das maiores florestas urbanas do mundoTomaz Silva/Agência Brasil.

Para tentar reduzir o número de mortes de animais por atropelamento no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma das maiores florestas urbanas do mundo, foi lançada hoje (22) no local a campanha “Dê Passagem para a Vida”. A equipe do parque, voluntários e parceiros distribuíram material educativo e faixas com frases relacionadas ao tema.

Pesquisa feita pela Universidade Veiga de Almeida revelou que, em um ano, mais de 30 animais foram atropelados dentro da unidade de conservação. O analista ambiental e coordenador do Programa Voluntariado do Parque, João Felipe Martins, destacou que mais de 400 milhões de animais silvestres morrem atropelados, por ano, nas rodovias do país, o equivalente a mais de 15 animais por segundo.

“Essa campanha é para sensibilizar os motoristas que trafegam pelas estradas do parque, para que respeitem os limites de velocidade do parque, que varia de 30 quilômetros/hora [Km/h] a 40 Km/h”, explicou Martins, que apontou que serpentes e anfíbios são as maiores vítimas de atropelamento. “Ao avistar os animais atravessando é preciso que [os motoristas] tenham calma e esperem eles passarem”.

No caso de atropelamento, a orientação dentro do Parque Nacional da Tijuca é que o motorista informe sobre o acidente em uma das guaritas para que seja feito o resgate do animal.

* Edição: Fábio Massalli/ Colaborou Lígia Souto, repórter da Radiogência em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário