quinta-feira, 28 de maio de 2015

3D para incentivar o combate à dengue.
Passatempo virtual ensina a identificar os focos do mosquito transmissor da doença. Foto: Divulgação/Rodrigo Paulino.

Pensando em contribuir para a diminuição dos casos de dengue na cidade de Lorena, na região de São José dos Campos, três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Padre Carlos Leôncio da Silva desenvolveram um jogo educativo de prevenção à dengue com tecnologia 3D.

Elaborado em apenas quatro dias pelos estudantes André Luis, Álvaro Raphael e Matheus Leonardo, do curso técnico de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, o jogo é composto de três fases. Na primeira, o jogador passa por um quiz sobre a doença. A segunda fase tem um ambiente em 3D que simula uma casa na qual o jogador precisa identificar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso não consiga cumprir os objetivos no tempo proposto, o jogador pode ser “contaminado”. Para concluir, a última fase oferece um jogo de sete erros que revisa o aprendizado sobre a doença.

De acordo com o professor Rodrigo Paulino, orientador dos alunos no projeto, o jogo pode ser usado tanto por crianças e adolescentes quanto para qualificar agentes de saúde. “Poderia ser utilizado para complementar palestras, já que chama a atenção dos jovens por exigir um desafio”, afirma.

* O jogo passa por ajustes finais e ainda não tem data para ser disponibilizado para as escolas. Os criadores aguardam interessados para disponibilizar a plataforma gratuitamente.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário