quinta-feira, 25 de junho de 2015

Paraguai se une ao grupo Ailac e contribui nas negociações em Bonn.
O Paraguai se uniu ao grupo Ailac e permitirá unir esforços em adaptação, mitigação e meios de implementação, que são os principais pontos de negociação da equipe latino-americana. Foto: FB Ailac.

Por ConexionCOP*

Conexão COP 21, 10/6/2015 – A Associação Independente da América Latina e do Caribe (Ailac), formada por Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Peru e Panamá, recebeu na semana passada seu novo integrante, o Paraguai, que se uniu aos esforços progressistas da Ailac para contribuir nas negociações que acontecem na Conferência Climática de Bonn.

A entrada do Paraguai permite fortalecer as perspectivas progressistas do grupo latino-americano para contribuir com o esforço global de evitar o aumento dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e fazer frente à mudança climática. Alguns dos pontos que a Ailac negocia são adaptação, mitigação e meio de implantação, e também espera que o acordo tenha um enfoque de gênero.

Carlos Vecca, chefe da delegação do Paraguai, afirmou que seu país compartilha com o grupo a visão ambiciosa diante da mudança climática, e ressaltou que o funcionamento da Ailac permitirá aos países progressistas da América Latina conseguir maior incidência no processo de negociação do novo acordo mundial.

Rita Mishaan, da Guatemala, presidente da Ailac, disse que a chegada do Paraguai à associação significa um fortalecimento que vai gerar maior visão e maior apoio político entre os grupos negociadores, além de permitir ao grupo uma voz mais alta.

Em 2012, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá e Peru uniram-se para constituir formalmente este grupo de negociação, e desde então a Ailac se caracteriza por estender pontes nas negociações entre diferentes grupos e posições sob a Convenção. O ingresso do Paraguai, e também a coordenação estreita com outros países e com outros grupos, potencializa a voz dessa organização no processo de negociação. #Envolverde/Conexion COP.

* Publicado originalmente no site Conexion COP. Tradução e edição: Envolverde.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário