quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Plantando Águas lança livreto sobre uso, conservação e monitoramento da água.
Foto: Shutterstock.

Por Redação da Iniciativa Verde –

A crise hídrica no Sudeste mostra que a água, este recurso essencial para a vida, pode ser finita. Assim, para evitar sua escassez, devemos tomar atitudes que preservem e recuperem o bem. Para ajudar nesta tarefa, o Plantando Águas lança o livreto “Água: usos, conservação e monitoramento”. Foram impressas duas mil cópias da publicação de 36 páginas, em julho, que serão distribuídas para os participantes dos projetos da organização. Mas todos os interessados podem baixar gratuitamente o material por este link.

A cartilha, patrocinada pela Petrobras e escrita pela coordenadora do monitoramento da água do projeto, Aline G. Zaffani, explica didaticamente e com imagens diversas questões que envolvem água. Começa contando como é o ciclo da água na natureza. Depois o que é a chamada “Pegada Hídrica”, quanto de água doce tem disponível no planeta, quais são as principais fontes de água doce, o que é bacia hidrográfica, como nossas ações impactam na qualidade da água (e o que fazer para evitar o dano), explica a capacidade de autolimpeza da água, como classificar os corpos de água.

Além disso, a publicação traz um resumo de como utilizar as tecnologias sociais aplicadas nas propriedades participantes do projeto: cisterna, reservatório para captar a água da chuva; fossa séptica biodigestora, trata a água do vaso sanitário transformando-a em fertilizante; Jardim Filtrante, trata as águas cinzas da casa (como das pias); Clorador da Embrapa, para clorar (tratar) a água consumida pelos moradores.

Por fim, o material conta com um capítulo sobre como fazer o monitoramento da água. Neste, há uma área destinada a explicar o que significa diversas variáveis físicas, químicas e microbiológicas apresentadas como resultado do monitoramento. Por exemplo, se a água apresentou muito ferro, o que isso significa? Pode fazer mal para a saúde? E se ela for turva? O que isso quer dizer? As respostas estão disponíveis na cartilha.

Obs.: O livreto recebeu o Selo Carbon Free da Iniciativa Verde, atestando que as compensações das emissões de carbono envolvidas em sua produção foram compensadas com o plantio de árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica, e a certificação FSC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário