quinta-feira, 19 de novembro de 2015

OMS aumenta ações em todo o mundo em preparação para o El Niño.
Inundações e secas causadas pelo El Niño causam impactos de saúde significativos em todo o mundo. Foto: Curt Carnemark / Banco Mundial.

Segundo um relatório da agência sobre o assunto, o fenômeno climático é uma “grande preocupação de saúde pública”; na América do Sul, por exemplo, as chuvas intensas pouco comuns causaram enchentes e deslizamento de terra.

Laura Gelbert, da Rádio ONU –

A Organização Mundial da Saúde, OMS, está aumentando suas ações com escritórios regionais e parceiros para orientar os países sobre preparação e resposta ao El Niño.

Segundo um relatório da agência, o fenômeno climático é uma “grande preocupação de saúde pública e tem o potencial de exacerbar os riscos de saúde associados ao clima extremo em diversas partes do mundo”.

Emergências

A publicação da OMS também menciona que os impactos de saúde relacionados ao El Niño dependem de vulnerabilidades locais, preparação e capacidades de resposta, além do clima local.

O relatório diz ainda que o fenômeno oferece uma oportunidade de reforçar a preparação de comunidades e países aos riscos e prontidão da OMS e seus parceiros para emergências.

A agência da ONU está ajudando na criação de sistemas de saúde resilientes e a melhorar o gerenciamento do risco de emergência, como também está aumentando a conscientização sobre o assunto.

Enchentes e Secas

Extensas inundações e secas causadas pelo El Niño causam impactos de saúde significativos em todo o mundo, segundo o relatório.

Chuvas fortes, por exemplo, levaram à insegurança alimentar e grande redução econômica na agricultura na região do Chifre da África e na parte oriental do continente e à propagação de doenças transmitidas pela água, como o cólera.

América do Sul

Na América do Sul, as chuvas intensas pouco comuns causaram enchentes e deslizamentos de terras, destruindo casas e infraestruturas.

A seca, outro impacto do El Niño, levou à escassez de água nas ilhas do Pacífico, causando uma piora nas colheitas e aumentando a mortalidade por doenças relacionadas à desnutrição.

Entre outros impactos atribuídos ao El Niño, estão o deslocamento da população e problemas psicossociais.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário