quarta-feira, 23 de março de 2016

Instituto Alcoa seleciona projetos para diversas localidades do país.
Foto: Shutterstock

No ano passado, cerca de 62 mil pessoas foram beneficiadas em projetos nas áreas de educação, trabalho, saúde, meio ambiente, governança e segurança. 

Por Redação do Gife – 

O Instituto Alcoa está com inscrições abertas para a nova edição do “Programa de Apoio a Projetos Locais”, que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades localizadas nas regiões onde a empresa atua (veja aqui a relação).

O principal objetivo é apoiar projetos comunitários desenvolvidos por organizações da sociedade civil – constituídas juridicamente há mais de três anos – e do setor público, que contribuam para o desenvolvimento sustentável local, a partir de seis áreas consideradas estratégicas: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Assim, é possível apresentar propostas como, por exemplo, desenvolvimento de atividades de formação de jovens para o mundo do trabalho; combate à mortalidade infantil; educação ambiental; apoio ao empreendedorismo; prevenção e combate ao uso de drogas; apoio à formação e fortalecimento de redes sociais comunitárias; entre outras.

Cada proponente deverá enviar apenas um projeto para avaliação e, caso a iniciativa já tenha sido apoiada anteriormente, poderá enviar nova proposta desde que a prestação de contas tenha sido aprovada.

Os projetos devem ter o valor mínimo de R$30 mil e duração de um ano, com perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações. É importante destacar que o Instituto não apoia 100% dos custos do projeto. Desta forma, a organização deverá dispor de recursos próprios, que serão considerados como contrapartida e, além destes, apresentar pelo menos mais um parceiro.

O processo de seleção englobará várias etapas. Ele tem início com uma avaliação do diagnóstico de cada localidade, passa pelo plano de investimento social da unidade Alcoa, segue para a priorização dos projetos pelo Conselho Consultivo de Relações Comunitárias (formado por representantes de organizações públicas e privadas) e, por último, é avaliado pelo Comitê Técnico do Instituto Alcoa.

Entre os critérios de análise estão: relevância dos resultados e impactos esperados em relação ao foco de atuação identificado por meio do diagnóstico social realizado em cada uma das localidades; estrutura e adequação da proposta; relação custo/benefício; grau de participação da comunidade e do público-alvo no planejamento e acompanhamento das ações; viabilidade do plano de avaliação de resultados; existência comprovada de outras fontes de recursos; horizonte de continuidade e sustentabilidade da iniciativa.

As organizações interessadas em participar da seleção podem acessar o Guia do Programa de Apoio a Projetos Locais, que abrange todos os detalhes do programa. As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de fevereiro. Mais informações no site do Instituto Alcoa


Fonte: Gife

Nenhum comentário:

Postar um comentário