quinta-feira, 9 de junho de 2016

A mudança climática e seus riscos.
Um dos objetivos do Pnuma, no contexto de uma gestão integrada dos ecossistemas, é melhorar a capacidade dos profissionais e desenvolver capacidades em toda a escala social com perspectiva de gênero. Foto: Pnuma.

Até 2020, estima-se que entre 75 milhões e 250 milhões de pessoas na África poderiam sofrer estresse hídrico devido à mudança climática.

Por Baher Kamal, da IPS – 

Cairo, Egito, 25/4/2016 – “As consequências negativas da mudança climática ameaçam o desenvolvimento e a própria existência dos seres humanos na África. A população, os ecossistemas e sua biodiversidade única serão grandes vítimas” do fenômeno, destaca o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Chega a esse ponto a preocupação do Pnuma neste continente com 54 países e população de aproximadamente 1,2 bilhão de habitantes.

“Nenhum continente sofrerá um golpe tão severo em razão da mudança climática como a África”, afirma o Pnuma, com sede em Nairóbi, no Quênia. Outras organizações internacionais são igualmente contundentes a esse respeito. Por exemplo, com base na análise do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudança Climática (IPCC), o Banco Mundial confirmou que a África será a região mais vulnerável do mundo aos efeitos negativos do aquecimento global.

Na África subsaariana, os eventos climáticos extremos farão com que as áreas secas sejam mais secas e as úmidas mais úmidas, a agricultura sofrerá a perda de cultivos e as enfermidades se espalharão para maiores altitudes, afirmam especialistas do Banco Mundial. Também alertam que, até 2030, cerca de 90 milhões de pessoas mais poderão ficar expostas à malária, “o maior assassino na África subsaariana”.

Essas e outras terríveis conclusões não são novas para os especialistas do Banco Mundial. De fato, há cinco anos, alertaram que a temperatura média nesse continente subiu meio grau Celsius no último século, e que a temperatura anual média, provavelmente, aumentará entre 1,5 e quatro graus até 2099, segundo os últimos dados do IPCC.
Na Etiópia, os pastores vendem seus animais para terem menos. As consequências do El Niño os obrigam a ter rebanhos menores. Foto: FAO
.
Especialistas do Pnuma explicaram que, por sua posição geográfica,o continente africano é particularmente vulnerável devido à “consideravelmente limitada capacidade de adaptação, exacerbada pela pobreza generalizada e falta de desenvolvimento”.

Alguns dos fatos que constam da ficha descritiva Mudança Climática na África, O Que Está Em Jogo?, elaborada pelo Pnuma graças à colaboração do IPCC são surpreendentes:

– até 2020, estima-se que entre 75 milhões e 250 milhões de pessoas na África poderiam sofrer estresse hídrico devido à mudança climática;

– até 2020, a produção agrícola que depende das chuvas poderia diminuir em 50% em alguns países;

– a produção agrícola, que inclui o acesso aos alimentos em muitos países africanos, poderia ser severamente comprometida, o que agravaria a insegurança alimentar e exacerbaria a má nutrição;

– até o final do século 21, o aumento do nível do mar poderia prejudicar áreas costeiras baixas com grandes assentamentos humanos;

– até 2080, poderiam aumentar entre 5% e 8% as terras áridas e semiáridas na África, segundo diversos cenários climáticos;

– o custo das medidas de adaptação poderia ficar entre 5% e 10% do produto interno bruto (PIB).
Em Moçambique, o investimento ambiental gera benefícios para os mais pobres. As comunidades locais se esforçam para proteger seus ecossistemas e preservar sua renda, após uma enfermidade que devastou as plantações de coco. Foto: Pnuma.

O capítulo africano do informe do IPCC sobre projeções climáticas para a região confirma esses dados e oferece alguns outros destaques importantes.

Temperatura:até 2050, o aumento da temperatura na África poderá ser, em média, de 1,5 a três graus Celsius, uma tendência que continuaria após essa data. Em todo o continente, o aquecimento muito provavelmente será maior que a média global anual e todas as estações apresentarão regiões subtropicais mais secas do que os trópicosúmidos.

Ecossistemas:estima-se que, até 2080, a proporção de terras áridas e semiáridas na África aumentará entre 5% e 8%. Os ecossistemas são fundamentais porque contribuem significativamente para a biodiversidade e o bem-estar dos seres humanos.Entre 25% e 40% das espécies de mamíferos dos parques nacionais da África subsaariana estarão em perigo. As evidências mostram que o clima modifica os ecossistemas naturais de montanha por meio de complexas interações e respostas.

Precipitações:também haverá grandes variações nas tendências anuais e estacionais das chuvas, bem como eventos extremos de inundações e seca.As precipitações anuais provavelmente diminuirão em grande parte da costa africana que margeia o Mediterrâneo e no norte do Saara, com grandes possibilidades de diminuírem as chuvas na medida em que se aproxima do mar.
Um agricultor de subsistência do Zimbábue mostra um milho deformado que cresceu em seu campo nos arredores de Harare. Foto: FAO.

Secas:até 2080 projeta-se um aumento de 5% a 8% das terras áridas e semiáridas, segundo vários cenários climáticos. As secas se tornaram mais comuns, especialmente nos trópicos e nas zonas subtropicais desde a década de 1970.A saúde humana, já comprometida por numerosos fatores, poderá se agravar devido à mudança e à variabilidade climáticas, especialmente a malária na África austral e  nas terras altas da África oriental.

Água: até 2020, entre 75 milhões e 250 milhões de pessoas poderão sofrer maior estresse hídrico pelo aquecimento global e, até 2050, seriam entre 350 milhões e 600 milhões. A variabilidade e a mudança climáticas exercerão uma pressão adicional sobre a disponibilidade, as possibilidades de acesso e a demanda de água na África.

Agricultura: até 2020, a produção dos cultivos dependentes da chuva poderá diminuir em até 50% em alguns países.A produção agrícola, que inclui o acesso aos alimentos em muitos países africanos, poderá estar severamente comprometida. Isso prejudicará mais a segurança alimentar e exacerbará a má nutrição. A renda do setor poderá cair em 90% até 2100, sendo os pequenos produtores os mais prejudicados.

Aumento do nível do mar: a África tem cerca de 320 cidades com mais de dez mil habitantes e aproximadamente 56 milhões de pessoas, segundo estimativas de 2005, em zonas costeiras baixas, a menos de dez metros de altitude. Até o final deste século, a elevação do nível do mar poderá afetar as zonas costeiras baixas com grandes assentamentos humanos.

Energia: o acesso à energia é severamente limitado na África subsaariana, com cerca de 51% da população urbana e 8% da rural conectada à rede elétrica.A extrema pobreza e a falta de acesso a outros tipos de combustíveis faz com que 80% da população africana recorra à biomassa para cobrir suas necessidades domésticas. Essa fonte representa 80% da energia consumida na África subsaariana. Outros problemas como a urbanização, o aumento da demanda por energia e a volatilidade dos preços do petróleo agravam a situação energética na África.

Outra preocupação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é a ameaça que o aquecimento global representa para a produção agrícola. “A mudança climática surge como uma das grandes ameaças ao desenvolvimento agrícola na África”, destaca. E acrescenta que a cada vez mais imprevisível e irregular natureza dos sistemas climáticos no continente constituem uma carga adicional para a segurança alimentar e o sustento rural.

“A previsão é que a agricultura sofrerá uma parte significativa do dano causado pela mudança climática”, ressalta FAO. O setor sofrerá períodos prolongados de secas e/ou inundações durante o fenômeno El Niño/La Niña. A pesca será particularmente prejudicada pelas mudanças na temperatura do mar, o que reduzirá a produtividade entre 50% e 60%.

*Este artigo faz parte de uma série elaborada pela IPS sobre o Acordo de Paris sobre a mudança climática, por ocasião de sua assinatura, no dia 22, em cerimônia de alto nível na sede da ONU, em Nova York.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário