segunda-feira, 18 de julho de 2016

Projeto beneficia a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ponta do Tubarão (RN).

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Ponta do Tubarão, no Rio Grande Norte, está mais fortalecida para o Turismo. Esse é o resultado do projeto “Turismo de Base Comunitária na Ponta do Tubarão”, da Comissão de Justiça e Paz, uma das propostas apoiadas pelo 7° edital Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Durante cerca de um ano, o projeto desenvolveu ações para ampliar a capacidade do Grupo de Trabalho de turismo do Conselho da RDS, com articulações com o setor hoteleiro, restaurantes e agências de turismo locais; realizou eventos com artesão da região; e ampliou divulgação da reserva nos roteiros turísticos do Rio Grande do Norte.

No 1° trimestre de 2016, foi concluída a instalação das placas de sinalização da reserva, e no último mês, a RDS ganhou um festival com gastronomia, esportes e outras atividades, e até um videoclipe promocional. Confira:
Localizada cerca de 170 km distante de Natal, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão foi criada em 18 de julho de 2003 e compreende um território com 12.960 hectares, abrangendo áreas dos municípios de Macau e Guamaré no Rio Grande do Norte. A RDS tem a finalidade de preservar a biodiversidade do local, caracterizado pelos ecossistemas de manguezal e restinga, e ao mesmo tempo assegurar as condições e os meios necessários para a melhoria e a manutenção da qualidade de vida das populações tradicionais.A unidade faz parte de um grupo de unidades de uso sustentável, constituindo-se na primeira Reserva de Uso Sustentável (RDS) do Rio Grande do Norte e a segunda instituída no Brasil. A criação decorreu da iniciativa das comunidades locais, que desejavam a área como forma de preservar a cultura da pesca artesanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário