sexta-feira, 17 de março de 2017

ODS 6: O Futuro das Cidades – Água: poluição, desperdício e escassez.
O Instituto Envolverde, a UNIBES Cultural e o ICLEI convidam para uma roda de conversa no Dia Mundial da Água – 22 de Março – sobre os principais desafios da gestão pública da água nas cidades.

As crises de falta de água nas cidades brasileiras vão continuar nas próximas décadas. Não serão sempre as mesmas cidades e nem ao mesmo tempo, mas certamente é um tema que não deixará o noticiário. Há muitas causas, as mais conhecidas são a seca possivelmente provocada pelas mudanças climáticas e pelas alterações no uso do solo nas regiões de mananciais e na Amazônia, a poluição dos rios e mananciais com esgotos e outras atividades humanas e o desperdício de água nos sistemas de distribuição, que acontecem em todo o país em uma média superior a 30% de toda a água tratada.
Estes são temas que assumem uma relevância imensa diante do índice de urbanização do Brasil, que segundo o IBGE já está em mais de 85%, ou seja, apenas 15% dos brasileiros vivem no campo, enquanto o restante busca trabalho, renda, educação, cultura e… água, nas cidades. O desafio de manter cerca de 170 milhões de pessoas abastecidas é enorme.

Nesta edição de “O Futuro das Cidades” teremos em nossa “Roda de Conversa”  Dante Ragazzi Pauli , ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp, o professor Pedro Jacobi, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e conselheiro do ICLEI, e Adriana Leles, assessora da presidência da SANASA, empresa de distribuição de água de Campinas (SP) e líder do Movimento Menos Perda Mais Água, pela redução de perdas nos sistemas de distribuição. A mediação será do jornalista Dal Marcondes, do Portal Envolverde.

Abrindo o evento, o Greenpeace apresentará o estudo sobre o diagnóstico da paisagem do Cantareira – “Análise de Ecologia da Paisagem do Sistema Cantareira Voltada à Questão Hídrica”, apresentada por Fabiana Alves, responsável pela Campanha de Água do Greenpeace.

Esta edição O Futuro das Cidades-Água: Poluição, desperdício e escassez, conta com o apoio da Brasil Kirin, Greenpeace e da ANA (Agência Nacional de Águas).

Serviço

Data – 22 de março de 2017
Horário – de 10h a 12h
Local: Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo -SP
Ao lado da estação Sumaré do Metrô

Mais informações e inscrições gratuitas pelo site

Contatos
Ana Maria Vasconcellos
(11) 3034.4887
(11) 99974.1191


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário