segunda-feira, 12 de junho de 2017

Saiu a lista dos cases selecionados para o Ranking Benchmarking 2017 dos Detentores das Melhores Práticas.
A sustentabilidade de retóricas não faz transformação. Já a sustentabilidade com práticas, esta sim é transformadora, portanto, legítima. 

O Programa Benchmarking tem nas boas práticas seu fundamento norteador. E, com metodologia reconhecida e participação de uma banca com especialistas de vários países, seleciona cases com excelência técnica para integrar o Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais. O programa Benchmarking faz isto há 15 anos, e portanto, considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira com uma plataforma de cases produzidos por equipes e corpos técnicos de organizações de todo país. Na prática, a gestão do conhecimento aplicado do que entendemos ser, inteligência coletiva em sustentabilidade.

Nosso Futuro Comum será resultado das nossas práticas no presente.

Estes são os Legítimos da sustentabilidade que submeteram suas práticas (e tiveram índices técnicos) em uma das 10 temáticas gerenciais do Programa Benchmarking: Arranjos Produtivos; Energia; Emissões; Educação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; Recursos Hídricos e Efluentes; Resíduos.  São organizações que valorizam seus corpos técnicos, e tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação, e portanto, como parte da política da organização.

O programa Benchmarking é um movimento de valorização e reconhecimento das boas práticas para mudar realidades que não servem mais, promovendo por meios criteriosos, a excelência de inovações transformadoras.

“Benchmarking Brasil é um programa de valorização das boas práticas e de quem trabalha com elas. Tem metodologia reconhecida para selecionar e certificar os melhores cases e depois compartilhar este “konw how” com toda sociedade em livros, revistas, bancos digitais e fóruns de sustentabilidade. Fazemos isto há 15 anos, e isto proporcionou um aprendizado fundamental no que diz respeito ao “modus operandi” da sustentabilidade. Benchmarking é um selo respeitado pelos critérios de avaliação, pelas participações de especialistas de vários países, e principalmente por ter seu foco nas práticas, pois são elas que transformam e não seus discursos.  Este movimento de valorização e reconhecimento das boas práticas se faz muito necessário para transformarmos realidades que não servem mais, e promovermos a inovação”, diz Marilena Lino Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking.

Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país. Também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em fóruns de Sustentabilidade que se realizam em parceria com universidades, escolas técnicas e entidades representativas.  A seguir, em ordem alfabética, cases selecionados para o Ranking Benchmarking 2017. A classificação no Ranking será conhecida no XV Bench Day que se realiza em 29 de Junho de 2017, no Hall Nobre do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Avenida Paulista, 1842 – 25º andar – São Paulo/SP.
Cases Selecionados para o Ranking Benchmarking 2017.

Ordem Alfabética


Alfabeto
Case
Organização
UF
B
BMS – Uma solução inteligente
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
SP
C
Campanha de adesão ao CAR
Cargill Agrícola
SP
C
Educonexão
Instituto NET Claro Embratel
SP
J
Jovem Sustentável Aprendiz
Fundação Alphaville
SP
L
Linha Livre
Copel Geração e Transmissão
PR
P
Papel Zero: Gestão documental
Agência Nacional de Águas
DF
P
Plantas Medicinais
Itaipu Binacional
PR
P
Plantio Social Murtura
VLI Multimodal
MG
P
Prédio Energia Zero
SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso)
MT
P
Programa Coleta Segura
Cooperativa Central Aurora Alimentos
SC
P
Programa de Gestão Sustentável
SEBRAE (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso)
MT
P
Programa Vivendo e Aprendendo
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
PE
P
Projeto Água e Renda
Voltalia Energia do Brasil
RJ
P
Projeto Paxuá e Paramim
Neoenergia
RJ
R
Redução da Pegada de Resíduos
Consórcio de Alumínio do Maranhão
MA
S
SustentART Pallets
Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas
SP
V
Viveiros Comunitários
Kinross Brasil Mineração
MG
Sobre o Programa Benchmarking Brasil:

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 5 modalidades (Senior, Junior, Hackathon, Pessoas e Artes) é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 15a edição. A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

Até 2016, o Programa Benchmarking certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 21 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira.  Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet com grande visitação, mais de 100 eventos técnicos já realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições veiculadas da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática.

A XV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde Jornalismo, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), Ciclo Vivo, Papo Reto, Mercado Ambiental, Revista Filantropia, e Revista Meio Ambiente Industrial. Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes: Centro Paula Souza e Senai SP, e, Universidades: Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie. O XV Bench Day, se realizará no dia 29 de junho de 2017 no Hall Nobre do Tribunal Regional Federal da 3a Região (TRF3) – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário