sábado, 25 de outubro de 2014

2014 Registrou o setembro mais quente, confirma OMM.
por Eleutério Guevane, da Rádio ONU
A nível global, período foi 0,72°C mais quente que a média dos meses de setembro do século 20; agência da ONU promete publicar atualização do estado do clima global em novembro.

O ano de 2014 teve o setembro mais quente desde 1880, quando iniciou o registo da temperatura na superfície da terra e dos oceanos.

A informação é da Organização Metereológica Mundial, OMM, que deve publicar uma atualização sobre o estado do clima global em novembro. O informe deve incluir dados combinados dos registos feitos por várias instituições.

Média do Século

Com base na agência meteorológica norte-americana, foi assinalado em setembro um recorde de 15,72ºC, o equivalente a 0,72°C acima da média do século 20.

Todos os meses deste ano, excepto fevereiro, estiveram entre os mais quentes de que há memória. Maio, junho, agosto e setembro registaram as temperaturas mais quentes de todas, em comparação com os mesmos meses de anos anteriores, aponta a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, Noaa.

A OMM refere tratar-se do 38º setembro consecutivo a registar uma temperatura mundial acima do valor médio do século passado. Em 1976, setembro registou a última temperatura média abaixo do registo mensal.

Namíbia e Noroeste de África

Uma pequena região da Namíbia integra as áreas com as temperaturas mais quentes a nível global. A Rússia Central, certas áreas do leste e do norte do Canadá também foram incluídas na lista.

Foi no noroeste de África onde os recordes no calor foram perceptíveis e em regiões costeiras da América do Sul, no sudoeste da Austrália, em partes do Médio Oriente e em regiões do sudeste asiático.

Gelo

A 17 de setembro, o gelo do mar Ártico atingiu o seu ponto mínimo anual de 1,94 milhão de quilómetros quadrados.

O Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo, dos Estados Unidos, considera tratar-se do sexto menor no registo de satélite do período compreendido entre 1979 e 2014.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário