quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Agências da ONU lançam plataforma digital contra desperdício de alimentos.
por Laura Gelbert, da Rádio ONU
Foto: FAO/Alessandra Benedetti

Iniciativa une FAO, Ifad e PMA; objetivo é melhorar segurança alimentar e geração de renda; segundo os orgãos, o mundo desperdiça comida suficiente para 2 bilhões de pessoas.

Um novo programa online chamado Prática da Comunidade Global em Redução da Perda de Alimentos foi lançado nesta sexta feira com objetivo de lidar com este problema.

O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad, e do Programa Mundial de Alimentos, PMA.

Estimativas

Segundo estimativas das agências, o mundo desperdiça comida suficiente para alimentar cerca de dois bilhões de pessoas.

A meta da iniciativa é se tornar “ponto de referência global” na troca de informações entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado.

Como resultado, o projeto também vai permitir que as partes interessadas tenham acesso a notícias e eventos relevantes, bibliotecas e bancos de dados digitais, redes sociais e cursos online.

Em comunicado à imprensa marcando o lançamento do projeto, a vice-diretora-geral da FAO para Recursos Naturais, Maria Helena Semedo, destacou que com mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda passando fome, economizar comida é de suma importância.

Desperdício

De acordo com estimativas da ONU, cerca de 30% da produção global de comida, o que significa entre 40% e 50% da cultura de raízes, frutas e vegetais, 20% de oleagenosas, carne e laticínios e 35% de peixes, é perdida ou desperdiçada.

Isto representa cerca de 1,3 bilhão de toneladas, ou o suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário