sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PNUD realiza workshop para fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no Brasil.
Só nas últimas duas décadas o Brasil registrou mais de 31 mil catástrofes, posicionando o país na lista dos dez com mais incidências de desastres naturais no mundo.
Foto: Flickr/Leo Eloy (Creative Commons).

No Brasil, a frequência dos desastres naturais é comum e vem aumentando nos últimos anos. De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, entre 1991 e julho de 2012, foi registrada uma média de 1.363 catástrofes por ano – ou um total de 31.909 -, sendo que 73% aconteceram na última década. A metade dos registros se deve à seca, principal causa de desastres naturais, e que afeta principalmente a região Nordeste do país.

Embora apareçam em número proporcionalmente menor, as inundações bruscas foram as que mais provocaram mortes nos últimos anos. A ocupação desordenada do solo contribuiu para o aumento de deslizamentos de terra entre 1990 e 2000, com um incremento de 21,7 vezes o número de ocorrências.

Esses dados ressaltam a importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) no Brasil. Nesse contexto, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizou nesta quarta-feira (22), o workshop “Sistemas Nacionais de Políticas Públicas: boas práticas e insumos ao processo de estruturação do SINPDEC” com o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre Sistemas Nacionais de Políticas Públicas de referência que são parceiros do PNUD em projetos de cooperação técnica – como o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) – para colaborar com a discussão sobre a regulamentação da legislação que rege o SINPDEC.

Além de fomentar a proteção da população contra os efeitos de desastres naturais – por meio da implantação de mecanismos para o pronto atendimento e resposta nas situações de desastre – o SINPDEC visa também a fortalecer no país uma cultura de gestão de riscos, que garanta a implantação de estratégias voltadas à prevenção de desastres e ao melhor gerenciamento dos fatores de risco a eles associados.

O evento terá a presença do representante residente do PNUD, Jorge Chediek, do secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, da secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, além de outros representantes dos Ministérios da Integração, do Desenvolvimento Social, da Justiça e da Saúde e do PNUD.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário