domingo, 30 de novembro de 2014

Jovens brasileiros participam da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Lima.
por Agência Jovem de Notícias
Os brasileiros vão atuar em conjunto com outros 20 adolescentes e jovens do Peru,  Argentina, Colômbia, Itália, Grécia e Sri Lanka.

Uma delegação de 20 adolescentes e jovens brasileiros vai marcar presença na 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20), que acontece de 1 a 12 de dezembro de 2014 em Lima, no Peru. Por meio de produção e divulgação de textos, fotos, vídeos, intervenções urbanas, eles vão participar da cobertura educomunicativa promovida pela Agência Jovem de Notícias, projeto encabeçado pela ONG Viração Educomunicação. Já a ONG liderada por jovens, Engajamundo, foca sua participação no trabalho de incidência política e advocacy, com o objetivo de influenciar o posicionamento do Brasil e resultados mais ambiciosos para a conferência.

De carácter internacional e em sua quarta edição, o projeto conta com a parceria da Fundação Friedrich Ebert, Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadoras e Comunicadores, Rede Mas Vos, Engajamundo, Coletivo Clímax Brasil, Fundación TierraVida,  Província Autônoma de Trento, Associazione Jangada, Universidade de Trento e Centro Europeu Jean Monnet.

Os brasileiros vão atuar em conjunto com outros 20 adolescentes e jovens do Peru,  Argentina, Colômbia, Itália, Grécia e Sri Lanka.

A delegação jovem do Brasil na COP20 também terá o objetivo de incidir na YOUNGO, que é o grupo oficial de jovens dentro da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas da ONU, que tradicionalmente não tem representação forte dos países da América Latina e África.

O evento de Lima traz em si um desafio de extrema importância para o mundo: aprovar o rascunho de um novo Acordo Climático Global vinculante – a ser aprovado na COP de Paris, em 2015 -, que redefina os compromissos dos Estados e da comunidade internacional, para reduzir os gases de efeito estufa e implementar políticas de adaptação e mitigação para enfrentar o maior problema global que a humanidade enfrenta: a mudança climática.

Além das delegações oficiais, a COP20 também conta com a participação de representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais – ONGs que assumem o papel de pressionarem as tomadas de decisões e garantir que os tratados contemplem as expectativas das pessoas. A Conferência também contará com uma série de eventos paralelos de apresentação de relatórios e pesquisas e de discussão dos mais variados temas que envolvem as Mudanças Climáticas, como agricultura, mobilidade, cidades sustentáveis entre outros.

Pela primeira vez na história das COPs, a sociedade civil está organizando um mega evento paralelo, a Cúpula dos Povos contra a Mudança Climática, que acontece de 8 a 11 de dezembro em um importante parque da capital peruana.

Movimentos e organizações sociais e ambientalistas do Peru e diversos países vão promover atividades autogestionadas, conferências e apresentação de propostas para um modelo de vida que “vá além da ‘economia verde’, que, baseada na lógica capitalista, precifica a Natureza e a mercantiliza com o disfarce de responsabilidade social e ambiental”, diz o comunicado da Comissão Política  Organizadora da Cúpula dos Povos contra a Mudança Climática.

Antes mesmo da COP começar, os jovens já terão uma integração durante a COY10, Conferência da Juventude preparatória para a COP20, organizada pela YOUNGO de 28 a 30 de novembro. Nesse encontro os representantes da Agência Jovem de Notícias vão se unir a outros adolescentes e jovens comunicadores de todo o mundo para juntos planejarem uma cobertura colaborativa e integrada.

Para acompanhar a cobertura jovem da COP20 acesse:  www.agenciajovem.org e www.redmasvos.org. Os conteúdos serão produzidos em português, espanhol, italiano e inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário