quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Estação ferroviária do século 19 vai se tornar centro cultural em Taubaté.
por Redação da Envolverde
Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário é resgatado para ser um polo de conhecimento no Centro de uma das mais importantes cidades do Vale do Paraíba
Fachada da Estação Ferroviária de Taubaté.

Uma das mais importantes estações ferroviárias do ciclo do café será recuperada no Vale do Paraíba paulista. A Estação Ferroviária de Taubaté, com 139 anos de fundação, será restaurada e aberta ao público em 2016 como um grande Centro Educacional, Cultural e Turístico visando sua preservação. Construída em estilo arquitetônico europeu do século 19, o prédio é considerado único e de grande importância histórica.

Consta que a estação foi utilizada por personagens importantes do cenário econômico e cultural da história, como o escritor e empresário Monteiro Lobato, os médicos sanitaristas Emílio Ribas e Osvaldo Cruz, o empresário Felix Guisard, além do presidente Getúlio Vargas, Princesa Isabel e Dom Pedro II.

O projeto Estação do Conhecimento será implementado no local, tanto na estação como em um armazém anexo, pelo Instituto I.S. de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana, uma organização social sediada em Taubaté. Seu diretor, Rodrigo França, recebeu as chaves do local no final de dezembro de 2014, depois de quase três anos de negociação com a empresa que opera da malha ferroviária local e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), órgão da União.
Rodrigo Teixeira de França e as chaves da estação.

A estação esta fechada para o público desde 1980. O prédio está sem uso desde 2003, quando a concessionária transferiu de lá suas operações administrativas. O armazém, que faz parte do complexo, esta fechado desde 2009 pelo fim do contrato de locação para uma empresa de cimento.

“Acreditamos que Taubaté receberá o novo Centro Cultural e Turístico no dia 27/12 de 2016, quando  a estação completará 140 anos de existência foi fundada em 27 de dezembro de 1876, então como um prédio de madeira e substituída pelo atual, de alvenaria, em junho de 1923”, revela Rodrigo França, diretor da entidade responsável pelo restauro do conjunto arquitetônico, manutenção e implantação do projeto Estação do Conhecimento: Educação, Cultura e Turismo.

O projeto terá a Lei Rouanet como incentivo fiscal e, ao mesmo tempo, em que a Estação se encontra-se em processo de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Na segunda quinzena de janeiro deste ano, a Estação Ferroviária de Taubaté foi submetida a um primeiro procedimento de limpeza. A prefeitura de Taubaté deslocou uma equipe com 20 funcionários que em dois dias retiraram quatro caminhões de entulhos e lixo do local. A área total construída é de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. Cada um dos prédios tem por volta de 470 metros quadrados.

Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário