segunda-feira, 16 de março de 2015

Oportunidade para Unidades de Conservação da Amazônia.
por Redação do WWF Brasil
Aves na Estação Ecológica Maracá Jipioca, uma das UCs apoiadas pelo Arpa
© ICMBio.

Boa notícia para as unidades de conservação (UCs) da Amazônia. O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), apoiado pelo WWF-Brasil e demais parceiros, lançou duas chamadas públicas de apoio financeiro: uma para que novas UCs sejam inseridas na lista de áreas a serem consolidadas e mantidas pelo Programa, e outra para a criação de novas UCs. A proposta é que a seleção contribua para que o Arpa atinja sua meta de conservação de, pelo menos, 60 milhões de hectares.

Para o primeiro edital, de consolidação e manutenção de UCs, os órgãos executores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) da Amazônia, entre eles as secretarias de Meio Ambiente (Semas) de cada estado, podem enviar propostas até 15 de abril, com vigência a partir do biênio 2016/2017. O Programa vai selecionar novas áreas protegidas de acordo com a adequação das Unidades aos critérios estabelecidos na chamada pública e à sua disponibilidade de recursos. 

Atualmente, o Programa apoia 95 UCs que representam 52 milhões de hectares. As novas UCs ampliarão a lista de unidades de conservação do Arpa, considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo.

Os recursos destinados a cada unidade de conservação serão definidos a partir dos tetos previstos para cada marco referencial do Programa. De acordo com o documento, as UCs selecionadas deverão ser consolidadas até dezembro de 2019. O resultado final da seleção será divulgado no site do Arpa na data provável de 5 de junho de 2015.

De acordo com Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia do WWF-Brasil, o ARPA conseguiu, de maneira inédita, manter um fluxo de recursos financeiros no longo prazo que seja suficiente para fazer a manutenção e consolidação de unidades de conservação da Amazônia. “Esta chamada busca encontrar novas UCs que possam adentrar no programa e serem apoiadas por um longo período. Por isto é muito importante o engajamento das agências estaduais e demais entidades que apoiem projetos de conservação nestas áreas”, explica.

Novas UCs

O outro edital vai selecionar propostas de apoio a processos de criação de unidades de conservação estaduais e federais na região amazônica. Os órgãos executores do SNUC podem participar até 30 de abril de 2015.

Para ambas as chamadas, as categorias de UCs que podem ser apoiadas pelo Arpa são Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, Reservas Extrativistas ou Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Os órgãos executores do SNUC devem considerar a contrapartida e os critérios de elegibilidade estipulados na chamada pública.


Fonte: WWF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário