quarta-feira, 29 de abril de 2015

Confira a programação do Viva a Mata 2015.
por Redação do SOS Mata Atlântica
O Rio de Janeiro receberá pela primeira vez o “Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica”, evento da Fundação SOS Mata Atlântica que vai promover uma série de atividades entre os dias 9 e 17 de maio, das 9h às 18h, no Jardim Botânico.

Depois de 10 edições realizadas em São Paulo, o Viva Mata estreia em novo formato, mas com o mesmo objetivo: comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) promovendo a troca de experiências entre os que lutam pela conservação da floresta e sensibilizando os cidadãos sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

O Viva a Mata tem patrocínio do Bradesco Seguros e Bradesco Capitalização, e conta com apoio da Tam, Rede Globo, Meu Rio, Brasil Kirin, além do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Programação diversificada e gratuita:

Atrações culturais, palestras, seminários e oficinas integram evento.

Gratuita e aberta ao público, a 11ª edição terá uma programação renovada. Além das atividades de educação ambiental, passeios e atrações culturais, integradas ao projeto “A Mata Atlântica é Aqui”, um seminário trará ao público debates atuais sobre temas de grande relevância, como a situação das nossas águas, dados inéditos sobre a Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, a poluição na Baía de Guanabara e a importância das áreas naturais para a saúde e qualidade de vida nas cidades. O encontro, que será realizado no dia 14 (quinta-feira), das 9h às 19h, no Teatro Tom Jobim, contará com a presença de diversos especialistas que se dividirão em painéis de acordo com os temas Mar, Cidades, Água e Clima.

Para acompanhar os painéis, os interessados já podem conferir a programação e realizar a inscrição no link: bit.ly/vivaamata2015.

Nos dias 12 e 13, uma série de reuniões temáticas serão realizadas também no Teatro Tom Jobim, como um encontro que debaterá os Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA) e que contará com o lançamento do PMMA do Rio de Janeiro. No dia 13, haverá ainda o “Encontro dos Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica”, que pela primeira vez se reunirão para debater a situação da Mata Atlântica e metas para que se alcance o desmatamento zero no bioma.

Já no dia 15, o seminário “Desafios para a implementação do novo Código Florestal” reunirá na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro um representante da sociedade civil de cada Estado e os deputados coordenadores das Frentes Parlamentares Ambientalistas Estaduais para avaliar os entraves e as soluções para a implantação do Código Florestal.

O encerramento do Viva Mata 2015 será no dia 17, com uma mobilização para plantio de mudas em uma área do Parque Nacional da Tijuca. Os detalhes serão divulgados em breve, aqui no site da Fundação. A ação vai simbolizar a restauração que a SOS Mata Atlântica fará em uma área de manancial como presente para a cidade do Rio de Janeiro pelos seus 450 anos.

Lazer e educação ambiental

A programação de lazer e educação ambiental ficará por conta do projeto “A Mata Atlântica é Aqui”, mais conhecido como Caminhão da SOS Mata Atlântica, que também marcará presença no Jardim Botânico, abrindo mais um ano de atividades.

A programação inclui passeios guiados, jogos e brincadeiras, palestras sobre meio ambiente, contação de histórias, apresentações teatrais, oficinas e muitas outras atividades. Para algumas das atividades, como os passeios, é necessária inscrição e as vagas são limitadas. Os participantes das palestras também receberão um certificado.

O projeto “A Mata Atlântica é Aqui” é viabilizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, e parceria do “Grumaluc – Teatro de Bonecos” e “Kiara Terra – Contadora de histórias”.

Serviço

Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica
Data: 09 a 17 de maio de 2015, das 9h às 16h; 14 de maio, das 9h às 19h30
Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rua Jardim Botânico, 1008.
Informações e inscrições: bit.ly/vivaamata2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário