quarta-feira, 13 de maio de 2015

A cidade que saiu da Lista Suja do Desmatamento.

Animação produzida pelo Instituto Centro de Vida conta como Alta Floresta saiu da lista suja do desmatamento.

O lema era ocupar para não entregar. Foi com essa lógica que milhares de agricultores sulistas chegaram ao norte de Mato Grosso para ocupar as terras e produzir alimentos. Enquanto as colonizadoras abriam novas cidades, os novos moradores trataram de limpar suas propriedades e estender pastos pela região. Durante anos, o Norte de Mato Grosso passou por um processo intenso de desmatamento. A maioria dos produtores demorou a entender que a lógica havia mudado e que conciliar a produção com a conservação era agora uma realidade.

O vídeo “Alta Floresta – município em busca de sustentabilidade” conta justamente essa história. Como um município descobriu às duras penas a importância de viver em harmonia com o meio ambiente. Produzido pelo Instituto Centro de Vida (ICV), em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta, o vídeo foi produzido pela Forest Comunicação e está disponível no Youtube.

A ideia de produzir o material era sensibilizar e não deixar a história se perder no tempo. Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do ICV diz que o material será distribuído em escolas e órgãos públicos. “Alta Floresta se destaca por iniciativas de sucesso através da mobilização da sociedade que possibilitaram muitas conquistas na área ambiental. É preciso manter estas conquistas sem retroceder, pois o futuro que teremos depende disso”, ressaltou.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário