sábado, 30 de maio de 2015

Projeto quer instalar hortas educativas nas escolas de São Paulo.
Da Redação do Portal Aprendiz –

Uma campanha de crowdfunding do projeto Horta nas Escolas quer arrecadar verba para implantar hortas educativas em até dez escolas localizadas em regiões vulneráveis de São Paulo. O objetivo do projeto é usar “de maneira racional” os grandes espaços sem nenhuma utilidade de escolas públicas paulistanas para a produção de alimentos, criando uma interface entre estudantes, professores e comunidades, projetando uma Cidade Sustentável.

“Vamos fazer com que as hortas sirvam como um instrumento de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico e onde o ser humano é parte integrante da natureza e agente das transformações do mundo em que vive”, afirma a Organização Cidades sem Fome, responsável pelo projeto.
Para eles, além da diversificação da merenda escolas (agregando verduras e legumes orgânicos produzidos ali mesmo), a horta propicia um espaço pedagógico e uma oportunidade para estreitar vínculos entre a escola, a família e a comunidade local.

“Os alunos aprendem que cultivar a horta é conhecer a matemática envolvida no plantio e nas colheitas, a biologia das plantas e do solo, o valor nutritivo dos alimentos. Cultivar a horta e trabalhar na criação de mudas de árvores significa dividir tarefas e organizar responsabilidades, além de implicar na participação ativa em um processo de transformação e melhoramento dos espaços físicos da comunidade onde as escolas estão presentes.”

O projeto Horta nas Escolas nasce da necessidade de aproximar as crianças com o meio ambiente e a natureza, praticamente inexistente em uma metrópole como São Paulo, e da vontade de propiciar educação alimentar “desde a mais tenra idade”.

A campanha pretende arrecadar R$ 15.000,00 até o dia 22/6. Além de contribuírem com uma vida mais saudável para os alunos de escolas públicas, os doadores também receberão recompensas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário