quarta-feira, 17 de junho de 2015

Bonn: busca por acordo ambicioso é destaque na inauguração.
Inauguração da Conferência em Bonn. Foto: IISD
Por Conexion COP*

A delegação peruana participou do primeiro dia da Conferência sobre mudança climática de Bonn, na Alemanha, uma reunião decisiva para avançar na adoção do acordo climático que os países parte pretendem adotar em dezembro deste ano na COP 21, que acontecerá em Paris.

A abertura do encontro começou com uma cerimônia de boas-vindas que contou com as presenças de Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC), Laurent Fabius, ministro das Relações Exteriores da França, e Jorge Voto Bernales, Representante Especial do Peru para a Mudança Climática.

“Incentivamos todas as partes a trabalharem com base nos princípios de transparência, inclusão e confiança para termos em Paris um resultado forte, um acordo que possa enfrentar as consequências da mudança climática e implantar o processo para o futuro”, afirmou  por meio de vídeo o ministro peruano do Ambiente e presidente da COP 20, Manuel Pulgar-Vidal.

Pulgar-Vidal destacou que estamos em um momento no qual devemos manter o otimismo, a boa vontade e a confiança para alcançar o objetivo e conseguir um acordo global. Também recordou o importante papel que representam os atores não estatais na Agenda de Ação Lima-Paris, que tem como propósito catalisar a ação climática por parte de atores estatais e não estatais, contribuir com o objetivo da Convenção, aumentar a ambição climática antes de 2020 e apoiar o êxito de um acordo em 2015.

Por sua vez, Fabius apontou a necessidade de se conseguir um acordo forte para enfrentar a mudança climática. “Tenho compromisso de obter um acordo que esteja à altura da ameaça da mudança climática com imparcialidade, transparência e ambição. Só ganharemos a batalha contra a pobreza e pelo desenvolvimento se conseguirmos vencer a batalha da mudança climática”, declarou o chanceler francês.

Durante o primeiro dia de reuniões em Bonn, a delegação do Peru fez uma série de reuniões com os principais atores no caminho para a COP 21. Encabeçada pelo embaixador Voto Bernales e junto com o ministro Fabius, foi feita uma consulta sobre as negociações à presidente do Grupo G77 mais China, Nozipho Mxakato-Diseko. Também foi realizado um evento sobre a Agenda de Ação Lima-Paris, na qual Pulgar-Vidal apontou, por vídeo, os avanços e a importância da ação climática.


Fonte: Conexion COP

Nenhum comentário:

Postar um comentário