sábado, 13 de junho de 2015

Comunidades e empresas fortalecem cadeia de valor na Amazônia.
O extrativismo surge como uma forma eficiente e sofisticada para que a floresta sobreviva à pressão de madeireiros e da pecuária ilegal. Os produtos da Terra do Meio são extraídos de regiões isoladas. 

Cerca de 300 famílias que vivem como esta comunidade na foto, chamada Morro do Anfrísio, estão espalhadas em três Reservas Extrativistas (Resex), com 1,5 milhões de hectares de floresta protegidos no Pará, distantes até 400 km de rio do centro urbano de Altamira|Marcelo Salazar-ISA.

Leticia Leite, do ISA – 

Durante a II Segunda Semana do Extrativismo da Terra do Meio (PA), realizada na Resex do Rio Iriri, empresas como a Mercur e a Wickbold pactuaram acordos de compra de toda a borracha e castanha produzida nas próximas safras.

Representantes da empresa Mercur, maior transformadora brasileira de borracha e Wickbold, segunda marca do país no setor de pães industrializados pactuaram acordos de compra da produção de toda a borracha e castanha disponível nas próximas safras das Resex da região da Terra do Meio (PA). Os termos foram definidos durante a II Semana do Extrativismo da Terra do Meio, em 17 e 18 de maio, no centro da Reserva Extrativista do Iriri, sul do Pará.

Além dos parceiros comerciais, gestores das Unidades de Conservação e representantes dos governos municipal, estadual e federal e organizações atuantes na região também participaram do evento.

As três Reservas Extrativistas da Terra do Meio foram criadas entre 2004 e 2008 e estão consolidando uma cadeia de valor na região. O próximo passo vai depender, mais uma vez, de políticas de incentivo adequadas para populações que vivem a uma distância que pode chegar a 10 dias de barco do próximo centro urbano, que é Altamira, com quem dividem os serviços públicos já sobrecarregados com a chegada da usina Belo Monte, em construção desde 2011.

Leia o manifesto da Semana e o documento com as reivindicações elaboradas durante a II Semana do Extrativismo da Terra do Meio e entregues à presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Maria Emília Jaber e ao secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário