quinta-feira, 30 de julho de 2015

País mais novo do mundo tem 4,6 milhões em insegurança alimentar.
Crianças sul-sudanesas. Foto: ONU/JC McIlwaine.

Afirmação é do secretário-geral da ONU; Sudão do Sul completa quatro anos de independência nesta quinta-feira; segundo subsecretário-geral para Operações de Paz , país africano vive uma “tragédia”.

Por Leda Letra, da Rádio ONU

O Sudão do Sul completa quatro anos de independência neste 9 de julho, mas segundo o secretário-geral das Nações Unidas, 4,6 milhões sofrem com a insegurança alimentar grave.

Ainda de acordo com Ban Ki-moon, os sul-sudaneses sofrem altos “níveis de violência e de abuso sexual”, com 150 mil abrigados nas bases da Missão da ONU no país.

Apelo

O chefe da ONU lembrou que esteve na nação africana há quatro anos, quando “cidadãos orgulhosos viam a bandeira do país ser hasteada pela primeira vez”.

Ele fez um apelo aos líderes, em especial ao presidente Salva Kiir e ao ex-vice, Riek Machar, para que “provem sua liderança, invistam numa solução política e concluam o acordo de paz”.

O secretário-geral destacou que “paz, desenvolvimento e direitos humanos são direitos de nascimento do povo do Sudão do Sul” e a promessa de “celebrar uma nova nação precisa ser resgatada”.

Tristeza Imensa

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz afirmou ser “motivo de tristeza imensa” saber que o Sudão do Sul passa por um conflito desde 2013.

Hervé Ladsous foi entrevistado pela Rádio ONU na tarde de quarta-feira, quando falou ao Conselho de Segurança sobre a situação no país.

Tragédia

O subsecretário-geral avalia que o Sudão do Sul vive uma “tragédia, com imenso sofrimento, dezenas de milhares de vítimas, refugiados e deslocados internos”, no que pode ser considerada uma “enorme crise humanitária”.

Ladsous ressaltou que uma solução política e um cessar-fogo necessitam de fato ocorrer porque segundo ele, “a guerra precisa acabar”.

O subsecretário-geral disse que os cidadãos sul-sudaneses precisam questionar o governo sobre o que foi feito com o dinheiro dos royalties do petróleo adquirido na época da independência.

* Apresentação: Laura Gelbert.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário