sexta-feira, 28 de agosto de 2015

América Latina e Caribe reafirmam compromisso para melhorar a qualidade do ar.
Poluição atmosférica na cidade de São Paulo. Foto: Flickr/Thomas Hobbs (cc).

Por Rádio ONU –

Na ocasião da celebração do Dia Interamericano da Qualidade do Ar, na sexta-feira (14), os governos da América Latina e do Caribe reafirmam o compromisso em combater a poluição atmosférica e melhorar a qualidade do ar e a saúde da população dessa região.

Organizações Internacionais avisam que é necessário fortalecer as medidas para promover a melhora da qualidade do ar, com o objetivo de reduzir e prevenir doenças relacionadas à poluição do ar e mortes associadas à exposição a substâncias nocivas presentes no ar.

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 100 milhões de pessoas na região são expostas a níveis de poluição que excedem os limites recomendados. Enquanto isso, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que a poluição do ar nas áreas urbanas é a causa de, pelo menos, 35 mil mortes prematuras a cada ano.

Portanto, no marco do Fórum dos Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, os ministros criaram a Rede Regional Intergovernamental sobre Poluição do Ar e, em 2014, adotaram um Plano de Ação para guiar os esforços regionais no campo, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O PNUMA destacou a liderança que os membros da Rede tem mostrado ao implementar o Plano Regional de Ação com o foco de entregar resultados concretos no próximo Encontro do Fórum dos Ministros do Meio Ambiente, que acontece no início de 2016.

“Os países da região, com o apoio do PNUMA e da OPAS, estão trabalhando juntos no desenvolvimento de guias para o desenho e a implementação dos planos a nível nacional, baseados na experiência já existente na região”, disse Mara Murillo, Vice-Diretora Regional do PNUMA para a América Latina e o Caribe.

Dentre as atividades da Rede Regional Intergovernamental sobre Poluição do Ar, encontram-se o desenvolvimento de seminários online para a troca de informações, experiências e melhores práticas. Os tópicos abordados variam do monitoramento da qualidade do ar, inventários de emissões, inspeção veicular e o uso de modelos atmosféricos.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário