sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Associações são cruciais para atingir ODS.
O representante permanente da Coreia do Sul, Oh Joon, é o novo presidente do Conselho Econômico e Social da ONU. Foto: Mark Garten/ONU.

Por Aruna Dutt, da IPS – 

Nações Unidas, 5/8/2015 – O novo presidente do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), Oh Joon, terá um papel-chave em determinar como serão implantados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) posteriores a 2015 que serão adotados na cúpula mundial de setembro.

Em seu discurso de posse, o também representante permanente da Coreia do Sul expôs sua agenda dizendo: “O Conselho liderará os esforços para criar uma associação global inclusiva e comprometida, que dê as boas-vindas à significativa contribuição que todos os atores podem dar”.

O diplomata considera prioritário abordar a desigualdade entre e dentro das nações, e anunciou que convocará uma reunião especial do Ecosoc sobre esse assunto para o início de 2016. “No passado, a desigualdade foi uma discussão à parte. Mas agora se debate muito mais no contexto do desenvolvimento”, afirmou à IPS o representante permanente-adjunto de Oh, Hahn Choong-hee.

Sobre a importância de abordar tanto o desenvolvimento como a desigualdade em um mundo problemático, Hahn disse que “não podemos conseguir uma sociedade realmente pacífica e inclusiva sem abordar o extremismo violento. Ao mesmo tempo, sem alcançar o crescimento econômico sempre há grupos isolados e marginalizados que são mais propensos à violência, o que torna realmente difícil enfrentar o extremismo violento”.

Hahn, um diplomata de carreira que ocupou altos postos no Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul e que também serviu a África, Europa e América, destacou a importância da associação global com vistas a cumprir os ODS. Isso exige três passos, pontuou.

O primeiro é comunicar os ODS, para que todos entendam o que representam. “Mas também deveria haver uma compreensão conceitual de assuntos subjacentes, como justiça social, desigualdade e os aspectos econômicos, sociais e ambientais”, ressaltou. O segundo é que todos os atores deveriam participar do processo, incluídas as organizações da sociedade civil, jovens, meios de comunicação e academia, continuou. E terceiro, todos têm algo para dar aos ODS, “seja financiamento do setor privado ou tecnologia e conhecimentos acadêmicos, todos podem contribuir”, afirmou.

O diplomata apontou uma série de temas importantes para a agenda posterior a 2015. “Ao longo dos próximos 12 meses teremos muitos processos diferentes para convocar associações globais, nos quais particularmente os jovens estarão extremamente comprometidos”, antecipou Hahn. “A sociedade considera muito evidente que a juventude é um ator crucial nos resultados do desenvolvimento, especialmente nos próximos 15 anos, mas este não é só um assunto sobre o qual falar, mas sobre o qual se deve atuar”, enfatizou.

Para este diplomata, motivar a população para o desenvolvimento é fundamental, especialmente em áreas rurais. “Este é um motor importante. Temos recursos e tecnologia, mas não podemos superar essa pobreza sem que as pessoas entendam que temos de trabalhar juntos, com dedicação. Temos que nos mobilizar com a motivação de que essa pobreza deve e pode ser freada dentro de nossa geração, se trabalharmos duro, coletiva e estrategicamente”, apontou.

Hahn também enfatizou a importância da democracia para o desenvolvimento, citando a experiência de seu próprio pais. “Democracia significa desenvolver instituições democráticas e um estado de direito para garantir que o dinheiro que os indivíduos ganham com seu árduo trabalho esteja protegido”, afirmou.

“Na história de desenvolvimento da Coreia do Sul o crescimento econômico foi avançando enquanto o processo democrático ficava para trás. Mas, quando a população tem boa renda e melhor salário, começa a querer melhores sistemas de proteção desta renda. Democracia significa proteção e transparência”, ressaltou.

A propósito do que fazer com o extremismo, Hahn disse que a educação, os meios de comunicação, as migrações e os jovens são quatro áreas fundamentais para abordar a questão. Embora na nova agenda se fale que ninguém deve ficar para trás, “na realidade precisamos deixar para trás os grupos que perpetuam o extremismo violento, para indicar que seu argumento não é aceitável para a sociedade internacional”, afirmou.

“Temos que isolá-los. Temos que instruir os jovens estudantes sobre a cidadania global. O pensamento crítico é muito importante na hora de lidar com a questão do extremismo violento, para ensinar aos jovens que este não funciona em uma sociedade pacífica e inclusiva”, acrescentou Hahn.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário