sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cientistas criam cérebro humano em laboratório pela primeira vez.
Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock.com

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, afirma ter chegado ao cérebro mais completo já cultivado em um laboratório. Ele possui 99% das células de um cérebro humano adulto, embora tenha o tamanho do encéfalo de um feto de cinco semanas e seja totalmente desprovido de raciocínio e consciência.

Esse modelo anatomicamente funcional poderá servir como banco de testes para a pesquisa de novos fármacos, o que revolucionaria o estudo de doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson. Até agora, o cultivo de cérebros humanos tinha gerado apenas pequenas organelas de tecido nervoso, sem as funções de um cérebro completo.

No entanto, a Universidade Estadual de Ohio conseguiu criar um e, apesar de não ter revelado todos os detalhes do procedimento, acredita-se que ele teria sido concebido de células-tronco pluripotentes, extraídas do tecido cutâneo. Isso implicaria um horizonte imenso de possibilidades, já que um paciente poderia doar células para o cultivo de um modelo do seu próprio cérebro e, dessa forma, tratar doenças de modo completamente personalizado. 

Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário