segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Portas abertas à geotermia na América do Sul.
Parte do campo de gêiseres de El Tatio, na região de Antofagasta, norte do Chile. A energia geotérmica nasce do calor interno da Terra e a força gerada pelo vapor é usada para mover uma turbina capaz de movimentar um gerador elétrico. Foto: Marianela Jarroud/IPS.

Por Marianela Jarroud, da IPS – 

Ollagüe, Chile, 26/8/2015 – O Chile, um território cheio de vulcões e gêiseres, iniciou a construção da primeira usina geotérmica da América do Sul, um projeto que busca ser a porta de entrada desse tipo de geração de energia no país, cuja matriz energética é composta majoritariamente por combustíveis fósseis.

O projeto da Central Geotérmica Cerro Pabellón tem “uma importância gigantesca” para o Estado chileno, que há mais de 40 anos “iniciou a exploração e perfuração para fins de geotermia”, sem que até agora se concretizasse um projeto, explicou à IPS o gerente geral da estatal Empresa Nacional do Petróleo (Enap), Marcelo Tokman.

Localizada no município rural de Ollagüe, 1.377 quilômetros ao norte de Santiago, em pleno altiplano andino, na região de Antofagasta, Cerro Pabellón “não será apenas a primeira usina geotérmica do Chile e da América do Sul, mas também a primeira do mundo a ser construída a 4.500 metros de altitude”, acrescentou Tokman.

A usina, propriedade da empresa italiana Enel Green Power (51%) e da Enap (49%), é composta de duas unidades com capacidade instalada bruta durante a primeira fase de 24 megawatts (MW) cada uma, mas com a vantagem de poder gerar de forma contínua. Essa capacidade se iguala em termos de geração anual a uma central fotovoltaica ou eólica de 200 MW.

A previsão é que a primeira etapa entre em operação no primeiro trimestre de 2017 e um ano depois sejam incorporados outros 24 MW. Mas estima-se que a usina possa gerar cerca de 100 MW no médio prazo, em uma instalação que ocupará 136 hectares. Tokman afirmou que, uma vez em operação, Cerro Pabellón será capaz de produzir cerca de 340 gigawatts (GW)/hora por ano, que irão para o sistema interligado nacional e que são equivalentes às necessidades de consumo de aproximadamente 154 mil famílias chilenas, em um país de 17,6 milhões de pessoas.

Além disso, evita-se a emissão anual de mais de 155 mil toneladas de dióxido de carbono, ao reduzir o consumo de combustíveis fósseis, destacou o gerente da Enap. Na fase de exploração foram investidos US$ 60 milhões e estima-se que serão investidos mais US$ 320 milhões, destinados em parte à construção de uma linha de transmissão elétrica de 73 quilômetros.
O deserto de Atacama, o mais árido do mundo, acolhe parte importante do potencial geotérmico do Chile e é o local da primeira usina sul-americana para aproveitar essa energia. Foto: Marianela Jarroud/IPS.

A energia geotérmica é produzida pelo calor interno da Terra, que se concentra no subsolo em lugares conhecidos como depósitos geotermais, que produzem energia limpa de forma indefinida. Essa energia calórica é transmitida para a superfície e a força gerada pelo vapor é aproveitada para impulsionar um turbina capaz de movimentar um gerador elétrico.

As Filipinas possuem três das dez maiores centrais geotérmicas do mundo, seguida por Estados Unidos e Indonésia com duas cada, Itália, México e Islândia com uma cada. O Chile, segundo estudos, é um dos países com maior potencial geotérmico na América Latina. Seu território longo e estreito se estende por 4.270 quilômetros sobre as faldas da Cordilheira dos Antes, a maior cadeia vulcânica da Terra. O país também faz parte do Cinturão de Fogo do Pacífico.

Para os ambientalistas, a geotermia é uma forma de geração de relativo baixo impacto, desde que sejam respeitados parâmetros de escala e localização. “A geotermia é uma energia renovável não convencional, na medida em que tem pertinência territorial e cultural. A energia por si só não garante sua sustentabilidade social e ambiental”, apontou à IPS o engenheiro de geodésia Lucio Cuenca, diretor do Observatório Latino-Americano de Conflitos Ambientais, com sede em Santiago. Respeitando esses parâmetros, a geotermia “é uma ótima alternativa energética” para o país, acrescentou.

No caso de Cerro Pabellón, as comunidades próximas pertencem à reserva natural de Alto El Loa, formada pelas aldeias e comunidades de Caspana, Ayquina, Turi, Chiu Chiu, Cupo, Valle de Lasana, Taira e Ollagüe, que, em conjunto, pouco superam os mil habitantes, na maioria indígenas de atacamenhos e quéchuas.

O Conselho de Povos Originários de Alto El Loa conseguiu que a Enap e a Enel assinassem um grupo de convênios com essa representação indígena para a implantação de projetos de desenvolvimento social para essas comunidades, em compensação pelo impacto do projeto, especialmente da linha de transmissão. Para os moradores de Alto El Loa, espalhados em lugares distantes em meio ao deserto de Atacama, se o projeto for sustentável e beneficiar sua comunidade, é positivo.

Entretanto, alertam para sua preocupação a respeito de suas tradições. “Gostaria que houvesse maior ajuda e, se isso serve, bem-vindo seja. Às vezes nos sentimos um pouco abandonados e isolados”, contou à IPS a atacamenha Luisa Terán, da comunidade de Caspana. “Mas deve ser com respeito às nossas tradições e isso é o que mais exigem nossos avós”, acrescentou.

Outros, porém, rejeitam o projeto por considerá-lo “antinatural” e “violento” para o habitat da região. 

“Se alguém causa dano à Terra, de alguma forma esta vai cobrar. Não se pode perfurar quilômetros para baixo e nada acontecer”, pontuou à IPS o guia turístico Víctor Arque, de San Pedro de Atacama, povoado do altiplano a cerca de 290 quilômetros de Ollagüe.
Amanhecer entre os vapores dos gêiseres de El Tatio, norte do Chile, onde se começa a tirar proveito dessa energia limpa e infinita com a construção da Central Geotérmica Cerro Pabellón, no município rural de Ollagüe. Foto: Marianela Jarroud/IPS.

O Chile foi um país pioneiro no estudo do potencial geotérmico. A primeira exploração foi realizada em 1907, em El Tatio, um campo de gêiseres a 200 quilômetros de Cerro Pabellón e 4.300 metros de altitude. É o terceiro do mundo, após um nos Estados Unidos e outro na Rússia. Em 1931, foram perfurados dois poços nessa área e, no final da década de 1960, o governo realizou explorações mais sistemáticas, posteriormente abandonadas.

Em 2008, a companhia Geotérmica do Norte, do consórcio energético italiano Enel, iniciou uma exploração na Quebrada do Zoquete, a poucos quilômetros de El Tatio, utilizando os equipamentos ali instalados. Em setembro do ano seguinte, uma coluna de vapor de água de 60 metros de altura se levantou de um dos poços onde a empresa extraía e reinjetava fluidos geotérmicos. Essa anomalia, provocada pela falha de uma das válvulas, durou mais de três semanas e levou o governo a revogar a permissão.

Tokman, então ministro da Energia, recordou o episódio. “Felizmente se tomou a precaução de exigir para esse projeto diferentes instrumentos de medição para garantir que o reservatório-fonte fosse mais profundo e diferente do de El Tatio”, afirmou.

Para Cuenca, o erro foi “ter reiniciado um programa de geotermia no Chile fazendo tudo o que não deveria ser feito, isto é, intervir em um lugar onde há comunidades indígenas, que têm alto apreço turístico e econômico, só com a finalidade de aproveitar a infraestrutura que já estava instalada.

Contudo, os especialistas alertam que a geotermia não é nenhuma panaceia para resolver o déficit de energia do Chile, pois, se há algo que o país aprendeu, é que é preciso ter uma matriz diversificada. 

Mas, se for confirmado o potencial que o Chile apresenta, Cerro Pabellón poderia abrir as portas para um desenvolvimento maior da geotermia, não apenas no país, mas também na América do Sul.

Avanços sul-americanos

O Brasil tem as duas maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo: o Aquífero Guarani e Alter do Chão, mas sem potencial geotérmico, segundo um estudo de 1984 atualmente em reavaliação. Dentro de um acordo com a Alemanha para buscar fontes alternativas de energia, está incluída a geotermia.

São seis os países latino-americanos que integram o Cinturão de Fogo do Pacífico, um cordão vulcânico com territórios virgens para a exploração da geotermia: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Em 1988, a Argentina construiu Copahue I, uma central geotérmica experimental de capital japonês, que fornecia 0,67 MW e ficou inoperante. Atualmente, entre seus projetos energéticos está a construção da central geotérmica Copahue II, nas termas de Copahue, na província de Neuquén, que geraria 100 MW.

No Peru, um estudo preliminar da Agência Internacional de Cooperação do Japão e do Ministério de Minas e Energia revelou, em 2013, que o país tem um potencial geotérmico de três mil MW/hora. Mas até agora não há projetos de usinas geotérmicas.

Em fevereiro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que, a partir de 2019, o país exportará eletricidade para seus vizinhos, procedente da Usina Geotérmica Laguna Colorada. O projeto, financiado pelo Japão, tem duas etapas, cada uma de 50 MW.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário