quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Avenida Paulista será fechada para carros aos domingos, decide prefeitura.
Avenida Paulista já foi fechada três vezes neste ano. Medida beneficia, principalmente, pedestres e ciclistas. Fotos: André Tambucci / Fotos Públicas.

A Avenida Paulista, uma das mais movimentadas da cidade de São Paulo, passará a ser fechada para o tráfego de carros a partir do próximo domingo, 17 de outubro, anunciou nesta quinta-feira (15) o prefeito Fernando Haddad (PT). O objetivo, segundo a prefeitura, é criar um espaço de lazer em área com grande oferta de serviços e fácil acesso, além de estimular a convivência entre pedestres e ciclistas.

A Paulista já foi fechada para automóveis três vezes neste ano, mas em caráter experimental. Na Parada Gay e na inauguração da ciclovia (em junho), e no dia 23 de agosto, quando começou a funcionar a ciclovia da avenida Bernadino de Campos, na mesma região.

No dia 9 de outubro, o Ministério Público recomendou que a prefeitura deixasse ao menos duas faixas de rolagem (uma em cada sentido) livres para o tráfego de veículos, além de duas ou mais transversais que permitam o cruzamento da avenida.
O Ministério Público ainda recomendou que a medida demorasse de quatro a seis meses para ser implantada para que a administração municipal tivesse mais tempo para fazer estudos e audiências públicas para avaliar o impacto do trânsito na região.

Haddad afirmou que iria estudar se a proposta do Ministério Público colocaria em risco a segurança dos pedestres e ciclistas que circularem pelo local.

Opiniões divergentes

A Procuradoria argumenta que um acordo assinado em 2007 com a prefeitura limitou a três por ano os eventos de duração prolongada e com interrupção da via. Além disso, afirma que a audiência pública para debate do assunto foi desorganizada e em local inadequado.

Em contraponto, a Prefeitura de São Paulo justifica que utilizar a via para lazer é uma política pública, e não um evento privado (razão do acordo de 2007), e que a audiência pública no vão livre do Masp foi bem organizada e divulgada, atendendo as exigências feitas pelo Ministério Público.


Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário