quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Biodigestor feito por universitários é destaque durante Fiam 2015 no AM
Equipamento pode substituir gás de cozinha e produzir biofertilizantes.
Tecnologia alternativa funciona com biomassas da região amazônica.
Weslley Saimom Dias Marinho, um dos desenvolvedores do projeto (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Um biodigestor que utiliza biomassa proveniente de cascas de frutos amazônicos foi um dos destaques da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), que ocorre no Studio 5 até este sábado (21). O equipamento desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pode substituir a botija de gás de cozinha e ainda produzir biofertilizantes.

Na Zona Rural, biomassas como caroços de açaí, casca de banana, cupuaçu e castanha teriam como destino o lixo. O biodigestor foi criado com a proposta de aproveitar essa matéria orgânica, segundo explica um dos alunos que desenvolveu o equipamento, Cláudio Soares.

"O equipamento em si é bastante simples pois, como nosso objetivo é alcançar a Zona Rural, principalmente os ribeirinhos, nós utilizamos materiais de baixo custo para a construção. Existem vários pontos positivos, uma vez que o investimento no equipamento é mínimo e gera benefícios de grande valor social, econômico e ambiental", explicou.

O biodigestor acelera a decomposição da matéria orgânica. Durante o processo, o equipamento produz gás metano, que pode ser utilizado na cozinha e ainda para geração de energia elétrica. A tecnologia ainda tem outros pontos positivos, conforme elenca Soares.

"Aquela matéria orgânica depositada poderá ser usada como fertilizante natural, que tem ótimas propriedades em relação ao químico, uma vez que há a concentração de nitrogênio e perda de carbono. Assim o solo ficará mais poroso, o que facilita a irrigação das plantas. Além disso, o solo amazonense é muito ácido e o nitrogênio vai manter o Ph do solo neutro", disse.

Além desses benefícios, outro subproduto é produzido pelo biodigestor. Um fluido proveniente da biomassa pode ser utilizado na piscicultura. "Ao entrar em contato com a água, essa pasta é capaz de criar microalgas, que podem alimentar peixes. Ou seja, o agricultor deixa de comprar o gás, deixa de comprar fertilizante e ainda terá alimento para sua produção de peixes", descreveu.
Biodigestor desenvolvido por estudantes (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

A tecnologia foi desenvolvida como parte de um projeto extracurricular, por alunos e professores do curso de engenharia mecânica e química da Ufam. O projeto concorreu com outros 344 trabalhos no Congresso Internacional de Bioenergia, em 2015, e garantiu o primeiro lugar em inovação tecnológica de mérito científico.

Para um dos orientadores do projeto, Johnson Pontes de Moura, é necessário investir na implementação das tecnologias desenvolvidas por estudantes. "A questão do Brasil não é que não tenham tecnologias renováveis, é que falta gestão pública para implementar efetivamente esses projetos, por questão de inclusão social e desenvolvimento sustentável. Devemos despertar o prazer científico no aluno, que é capaz de desenvolver projeto tecnológico e equipamentos para a sociedade", completou.

O equipamento já foi disponibilizado em comunidades de Novo Airão - município distante 180 km de Manaus -. Entretanto, a expectativa é de outros 25 equipamentos sejam implementados no próximo ano em Maués, a 276 km da capital, e na comunidade Brasileirinho, na Zona Leste.

Fiam 2015

A Feira Internacional da Amazônia é realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O tema deste ano é “Invista no futuro agora".

A feira apresenta uma ampla programação, atingindo diversos segmentos com destaque para apresentação de novas tecnologias do Polo Industrial de Manaus (PIM), rodadas de negócios, apresentação do espaço amazônico com exposição e comercialização de produtos regionais que mostram um pouco da arte, cultura e criatividade dos artesãos amazonenses e jornadas de seminários científicos.
Foram montados 400 estandes para o evento (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

Parabenizo aos brilhantes alunos pesquisadores de Engenharia da UFAM do projeto Weslley Saimon, Cláudio Soares do Nascimento e Miguel Costa Salazar pela excelentes atuações na Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015).


Professor Johnson Pontes de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário