sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Complexo eólico é inaugurado no Piauí.
O complexo é formado por três parques eólicos. Foto: Divulgação.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a ContourGlobal inauguraram na quinta-feira, 14 de janeiro, o Complexo Eólico Chapada do Piauí, localizado nos municípios piauienses de Marcolândia, Simões, Padre Marcos e Caldeirão Grande. Os investimentos somaram R$ 1,85 bilhão, dos quais R$ 1,3 bilhão foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Chesf é subsidiária da Eletrobras e tem como atividade principal a geração, a transmissão e a comercialização de eletricidade.

O complexo é formado por três parques eólicos: Chapada do Piauí I e II, com capacidades instaladas de 205 MW e 172,4 MW, patrocinados pela ContourGlobal, Chesf e Salus FIP; e Chapada do Piauí III, com 59,2 MW a partir de investimento feito pela ContourGlobal. O complexo eólico é formado por 247 turbinas GE 1,85 MW e GE 1,7 MW e criou 1,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos durante o período de construção.

A primeira fase do complexo eólico, o Chapada do Piauí I, iniciou suas operações comerciais em julho de 2015, com 205 MW gerados em sete parques eólicos e com uma antecedência de 60 dias em relação ao cronograma. Já o Chapada do Piauí II e III energizou 50% de seus aerogeradores em dezembro de 2015, e o restante das turbinas entra em operação neste mês de janeiro de 2016.

Além de gerar energia renovável para atender ao mercado brasileiro, o complexo de Chapada do Piauí criou empregos e vem trazendo desenvolvimento para a economia local, por meio da regularização fundiária de terras de pequenos proprietários e geração de renda via arrendamentos de terras, além de possibilitar o aprimoramento de programas de saúde, educação e qualificação profissional das comunidades de baixa renda do entorno do parque.

* Com informações da Chesf.


Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário