quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Nova versão do Registro Público de Emissões.
Foto: Shutterstock

Plataforma para organizações empresariais e não empresariais ajuda a criar bases para transição à economia de baixo carbono. Interessados em utilizar a ferramenta serão capacitados em fevereiro.

Por Redação da Envolverde –

O Programa Brasileiro GHG Protocol lança em março a versão 2.0 de seu Registro Público de Emissões (RPE). A plataforma é a maior base pública de inventários de GEE (gases de efeito estufa) da América do Sul, com 133 empresas-membro em 2015.

Criada em 2008, a plataforma é uma iniciativa do GVces da FGV/EAESP (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e do WRI (World Resources Institute), com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e de 27 empresas fundadoras.

O lançamento atende a uma sinalização do Acordo de Paris por 195 nações, que apresenta as bases para uma nova fase na transição mundial em direção a uma economia de baixo carbono. Isso exigirá, em um futuro próximo, mecanismos que garantam transparência no acompanhamento das ações de reduções de emissão de GEE – incluindo sistemas de mensuração, relato e verificação (MRV). O acordo também enfatizou o papel que os governos subnacionais devem assumir no combate às mudanças climáticas, o que tende a acelerar e ampliar o estabelecimento de sistemas MRV em nível estadual, como já acontece no Brasil.

A nova versão do RPE tornará possível a integração de dados de emissões empresariais com futuros sistemas de plataformas mandatórias ou voluntárias, de modo que as empresas participantes possam antecipar-se ao processo. “Com tantos mecanismos de relato de informações como temos hoje, as empresas já gastam muito tempo replicando dados em diferentes plataformas. Hoje as informações geradas através do GHG Protocol são utilizadas no relato que as empresas fazem no CDP, ISE, ICO2, DJSI[1], entre outros”, aponta o coordenador do Programa Brasileiro GHG Protocol, George Magalhães. “Muito em breve, as empresas e outras organizações participantes do programa poderão, com um clique, enviar para outras plataformas as informações, que voluntariamente, já publicam nos seus inventários de GEE”, acrescenta.

Público-alvo e inscrições

A nova versão do Registro Público de Emissões estará disponível para as empresas membros do Programa Brasileiro GHG Protocol e para as demais empresas que têm interesse em aderir ao programa. Todas receberão treinamento a partir de 22 e 23 de fevereiro sobre o método GHG Protocol – atualmente o mais utilizado no mundo para realização de inventários de GEE de organizações empresariais e não empresariais.

As inscrições para a primeira turma a ser capacitada na metodologia e na nova plataforma já estão abertas. Informações pelo tel. (11) 3799-4150 e e-mail ghgprotocolbrasil@fgv.br – ou acesse www.ghgprotocolbrasil.com.br. (GVces/ #Envolverde)

* Com informações do GVces da FGV/EAESP.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário