segunda-feira, 30 de maio de 2016

8 vídeos para aprender mais sobre o momento político do país.

Entenda como funciona o sistema político brasileiro e outros temas atuais, como impeachment, crimes de responsabilidade e fatores estruturais da crise política.

Por Redação do Porvir –

A votação na Câmara dos Deputados, que decidiu pelo prosseguimento do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, fez com que muitos voltassem suas atenções para Brasília. Junto com o placar de 367 x 137, também surgiram muitas dúvidas sobre o momento político do país. Pensando nisso, o Porvir separou vídeos que ajudam educadores explicarem para seus alunos o funcionamento do sistema político brasileiro e outros temas atuais, como impeachment, crimes de responsabilidade e fatores estruturais da crise política.

Você sabe o que é impeachment?
De maneira didática, a videoaula do site Descomplica mostra o que significa impeachment e também resgata outros momentos históricos do país, como a tentativa de interromper o segundo governo de Getúlio Vargas e o afastamento de Fernando Collor de Mello.

Quais são os caminhos do impeachment?
Uma animação produzida pela Agência Pública mostra quais são as etapas necessárias para que o processo de impeachment seja aprovado. O vídeo ainda aponta qual seria a linha de sucessão do governo em caso de saída da presidente Dilma Rousseff.

O que são crimes de responsabilidade?
Para ocorrer um impeachment é necessário comprovar a existência de crimes de responsabilidade. Mas você o que é isso? O professor Cristiano Lopes, que ministra aulas de direito constitucional para concursos, explica sobre isso em uma videoaula.

E o que são exatamente são as pedaladas fiscais?
Com uma linguagem bastante acessível, o Nexo Jornal produziu uma animação para explicar o que são as pedaladas fiscais, um dos argumentos que estão sendo utilizados para justificar o processo de impeachment.

Como funciona o Congresso Nacional?
Em uma série de cinco episódios sobre o sistema político brasileiro, chamada de E eu c/ isso?, o vídeo fala sobre o poder Legislativo e mostra os funcionamento do Congresso Nacional.

De que forma são escolhidos os deputados federais, estaduais e vereadores?
Quem acompanhou a votação do impeachment na Câmara dos Deputados pôde conhecer quase todos os integrantes da casa legislativa. E você sabia que a escolha dos deputados federais, estaduais e vereadores é diferente da votação para presidente? Um vídeo do canal Política Sem Mistérios explica como funciona o voto proporcional e voto distrital.

Quais são os fatores estruturais que levaram o Brasil a uma crise política?
Uma série de fatores estruturais agravam a crise política brasileira. Em uma aula de atualidades, o canal Stoodi fala sobre democracia, estrutura social, construção do Estado e concentração de poder.
https://www.youtube.com/watch?v=TQe9uj2naVg


Fonte: Porvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário