segunda-feira, 18 de julho de 2016

Projeto mobiliza para o consumo consciente de energia elétrica.
Guarujá é uma das cidades que receberá oficinas da Elektro e do Edukatu. Foto: João Batista.

Atividades e conteúdos serão desenvolvidos ao longo de 2016 com o objetivo de promover mudanças de hábitos para redução do desperdício de energia em 10 cidades do Estado de São Paulo e estarão disponíveis pela plataforma Edukatu para escolas de todo Brasil. 

Por Redação do Akatu – 

Promover hábitos de uso consciente para reduzir o desperdício de energia elétrica é o principal objetivo do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” iniciado no mês de junho pela Elektro em parceria com o Instituto Akatu. Ao longo de 2016, atividades presenciais e conteúdos desenvolvidos pelo Instituto irão promover a sensibilização e mobilização de escolas e comunidades em torno do tema consumo consciente de energia elétrica. Estudantes, professores, gestores de escolas, famílias, ONGs e colaboradores da Elektro poderão vivenciar as várias ações programadas pelo projeto.

“Na Elektro promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro. As atividades do projeto acontecem dentro da área de concessão da distribuidora e fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

O projeto acontecerá em 10 cidades nos próximos meses: no estado de São Paulo, nas cidades de Itanhaém, Guarujá, Francisco Morato, Limeira, Rio Claro, Tatuí, Registro, Andradina, Votuporanga, e no Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas.

Apesar de estar presente diariamente na vida das pessoas, e ser fundamental para as atividades diárias de todos, muitos ainda não praticam o uso consciente da energia elétrica. “Em média, o Brasil desperdiça 10% de eletricidade. Dentro de nossas casas, o desperdício chega a 15%. As várias ações do projeto irão promover a sensibilização sobre a importância da adoção de práticas de consumo consciente desse recurso e a mobilização das pessoas para hábitos diários que evitam o desperdício mantendo o bem-estar de todos”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Atividades do projeto

O “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” terá dois focos de atuação: escolas e comunidades, que contarão com atividades que acontecem de acordo com a localização e a demanda de cada público. Nas escolas, professores e estudantes participarão gratuitamente de oficinas lúdicas, interativas e divertidas que apresentam dicas de como usar a energia de maneira consciente, reduzindo o desperdício e garantindo o bem-estar, tanto individual como coletivo.

As atividades e conteúdos do projeto serão disponibilizadas pelo Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II.

Na plataforma, professores e estudantes terão acesso a materiais pedagógicos sobre o consumo consciente de energia elétrica e serão estimulados a criarem e desenvolverem um projeto sobre o tema. Serão premiados os melhores projetos escolares.“

Já nas comunidades dessas mesmas dez cidades, ONGs locais participarão de oficinas do Instituto Akatu para a introdução do tema consumo consciente de energia elétrica em sua agenda. Para essas atividades, foi realizada uma pesquisa de identificação de perfil das ONGs existentes em cada uma das cidades para adequação dos conteúdos das oficinas do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” à realidade local.


Fonte: Akatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário