segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Lava Jato e Lei Anticorrupção transformaram gestão de risco nas empresas brasileiras.
Por Katherine Rivas, da Envolverde –

Estudo realizado pela Câmara Americana do Comércio revela mudanças nos programas de Compliance.

Estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), divulgado nesta quarta-feira (27), revelou que os processos da operação Lava Jato e a Lei Anticorrupção, em curso no Brasil, estão exercendo fortes influências na transparência das empresas brasileiras, que hoje estão mais comprometidas com a gestão de risco e programas de Compliance.

A pesquisa mostra que 60% dos empresários consideram que as operações anticorrupção no país impactaram de forma direta o investimento em programas de integridade nas suas organizações. Do total, 61% dos empresários acreditam que a Lei Anticorrupção mudou a forma de tratar com cautela este aspecto. O estudo recolheu dados de 180 gestores de companhias de diversos portes e segmentos.

Os números mostram ainda que 73% das instituições possuem um programa formal de Compliance (conjunto de normas legais para regular uma empresa e evitar desvios) no entanto, 69% deste grupo ainda enxerga fraquezas internas nos processos anticorrupção.

Um grupo menor conformado por 31% dos entrevistados considera que seus programas hoje estão corretamente implementados na organização e vão a caminho da maturidade.

O estudo também identificou múltiplas exigências do mercado a respeito do programa de Integridade gerenciado pelo Ministério de Transparência. A metade dos participantes (50%) afirmou que conhece pouco sobre esta iniciativa.

A AMCHAM também percebeu que existe uma necessidade urgente de produzir avanços no Lobby no Brasil (práticas exercidas por pessoas ou empresas para influenciar espaços do poder público). Para 61% dos empresários entrevistados esta questão é prioridade.

A pesquisa da Câmara Americana aconteceu durante o III Seminário de Compliance e Gestão de Risco da instituição na cidade de São Paulo. O evento contou com 330 empresários dos quais 180 contribuíram com o estudo.

A Câmara Americana de Comércio já se prepara para o próximo evento que ocorre de 10 a 16 de setembro nos Estados Unidos. Um grupo de empresários brasileiros realizará um intercâmbio com empresas, universidades e instituições que são referência no assunto, com visitas programadas para Washington e Nova York.
Serão cinco dias de evento para envolver mais de 25 executivos. A programação terá reuniões de levantamento das melhores práticas da AES Corporation e a Siemens e encontros de inovação na Deloitte e LRN. A equipe também terá contato com pesquisadores e professores da New York University, reconhecidos mundialmente.

Interessados em informações do evento e inscrições devem enviar um e-mail no: missoes@amchambrasil.com.br.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário