segunda-feira, 3 de abril de 2017

Direito à cidade é tema de debate na Unicamp.
Especialistas discutirão a importância do acesso da população ao espaço urbano

A Unicamp promove no dia 4 de abril o Fórum Direito à Cidade – Desafios para uma Agenda Metropolitana, trazendo para o centro das discussões uma questão que impacta diversos setores da sociedade. O evento reunirá especialistas de variadas instituições e formações nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Antropologia, Direito Urbanístico e de movimentos sociais.

“Direto à cidade significa dar direito ao cidadão de usufruir o lugar em que ele vive. Morar bem, mas também aproveitar a infraestrutura. A ideia de que parte da população é alijada dessas benesses que a cidade tem a oferecer nos preocupa e é o que nos motivou a fazer o evento”, diz o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp José Marcos da Cunha, um dos organizadores. “É uma questão que precisa colocar o dedo na ferida para mostrar como a cidade é desigual.”
O intuito dos organizadores é exaltar a importância do assunto, tanto no âmbito acadêmico quanto fora dele, e verificar como o acesso à cidade se coloca em cada parte da metrópole. “O objetivo é montar um quebra-cabeça, de modo que tenhamos uma visão geral dos principais temas, dos problemas e, quem sabe, dos caminhos que estão sendo assumidos para resolvê-los”. Segundo Cunha, o poder público dispõe de maneiras para promover essas mudanças, mas falta coragem para adotá-las.

As palestras serão divididas em quatro partes. A primeira pretende explicar o quadro geral e entender o que significa e como surge a questão. A segunda pensará os movimentos sociais como parte central da engrenagem da metrópole e refletirá a importância desses grupos na garantia do direito à cidade. 

As várias escalas do problema, como espaciais e sociais, serão expostas na terceira parte, reservando à última um espaço de debate maior entre os palestrantes e a plateia.

Entre os convidados estarão a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) Raquel Rolnik, que foi relatora do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada; Luciana Tatagiba, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) da Unicamp; e Francisco Sabatini, da PUC-Chile, especialista em segregação socioespacial na América Latina. Também participarão dos debates Edesio Fernandes, especialista da área de direito urbanístico; e Luciana Lago, pesquisadora da rede Observatório das Metrópoles e professora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Fórum Direito à Cidade – Desafios para uma Agenda Metropolitana é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), em parceria com o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Unicamp, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Centro de Estudos da Metrópole, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site www.gr.unicamp.br/penses/direito-cidade/

Fórum Direito à Cidade – Desafios para uma Agenda Metropolitana

Dia: 4 de abril de 2017
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções (CDC) – UNICAMP
Endereço: Rua Elis Regina, 131, Cidade Universitária, Campinas (SP)


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário