segunda-feira, 19 de junho de 2017

Construindo Escola Sustentável: Elaboração e Utilização de Cartilha como Ferramenta de Educação Ambiental, por Maria Lindalva Oliveira Fernandes e Débora Barros Andrade.
CONSTRUINDO ESCOLA SUSTENTÁVEL : ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CARTILHA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

*Maria Lindalva Oliveira Fernandes
* Débora Barros Andrade

Resumo

A Educação Ambiental tem sido uma ferramenta inovadora e transformadora para a formação de gerações socioambientais responsáveis, o que nos leva a grande caminhada pela sustentabilidade do planeta, reconhecendo a importância da aplicação da EA como ação básica e indispensável para alcançarmos comportamentos corretos de preservação ao meio e vida.

Este trabalho relata uma experiência de construção coletiva das cartilhas ambientais do projeto Recicléia adote essa ideia como um processo pedagógico em educação ambiental, envolvendo alunos/as e professores/as da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Miguel de Bulhões no município de São Miguel do Guamá-Pa.

A metodologia utilizada no decorrer do processo abarcou a discussão de questões que envolveram a percepção, valorização e importância do tema meio ambiente. Considera-se que a experiência desenvolvida na elaboração das cartilhas Recicléia adote essa ideia contendo informações sobre a importância da preservação do meio ambiente com uma visão holística das diferentes questões ambientais, caracterizou uma prática dinâmica e diferenciada de aprendizagem, em que foi oportunizada a toda a comunidade escolar repensar as atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente, contando ainda com a oportunidade de aprender os conteúdos disciplinares a partir de sua realidade ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental; Cartilhas Ambientais; Conscientização.


** Para acessar o artigo na íntegra, no formato PDF, clique no link:
170619 +a Artigo da recicleia (1)-2



Fonte: Eco Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário