segunda-feira, 3 de julho de 2017

A mudança climática descobre novos habitats em Antártida.

Servicio de Información y Noticias Científicas (SINC)

O aumento das temperaturas mudam drasticamente o ambiente ea biodiversidade do continente antártico. De acordo com um novo estudo, a fim de fusão do século vai expandir-se para 25% do território habitável da flora e fauna, enquanto permitindo a entrada de espécies invasivas. Mas os cientistas ainda não sabem se os efeitos das mudanças climáticas ou ameaçar benefício para os seres vivos na Antártida.
O degelo no litoral da Antártida. / Jasmine Lee

Um grande número de pesquisas mostra as consequências das alterações climáticas sobre as camadas de gelo da Antártida e do nível do mar. No entanto, até agora não foram examinados os efeitos deste fenômeno climático sobre a biodiversidade.

Homogeneizar expansão habitat para espécies antárticas

Um estudo, conduzido por Jasmine Lee , um especialista em Biologia da Conservação da Universidade de Queensland (Austrália), foi avaliada primeiro quantitativamente os impactos do aquecimento global sobre as espécies antárticas -focas, aves marinhas, nematoides, micróbios e regiões livre de vegetação de gelo.

Os resultados, publicados na revista Nature, eles dizem que, no decorrer deste século, o aumento da superfície de gelo da terra vai expandir o habitat da vida selvagem da Antártica e aumentar a biodiversidade do local.

A maior disponibilidade de terra não só vai beneficiar aqueles que vivem na região, dizem os cientistas, mas também irá permitir a entrada de novas espécies invasoras na luta pela sobrevivência, consequentemente, provocar a homogeneização e a extinção de espécies no continente branco.

Outros estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade

Especialistas conduziu o estudo tendo em conta o pior dos dois cenários projetados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, por sua sigla em Inglês).

No final do século as áreas livres de gelo vai aumentar em 25% o seu espaço.

Neste contexto, a do fim do o século, o gelo - áreas livres irá expandir 17.000 km 2 e vai aumentar em 25% o seu espaço. 85% do degelo ocorrerá no norte da Península Antártica e os outros 15% em pontos específicos na costa leste e algumas ilhas ao sul.

No entanto, por agora, os pesquisadores não descobriram se as consequências positivas do aquecimento global nas espécies antárticas irá contrariar o negativo. Assim, os especialistas alertam para a necessidade de estudos de longo prazo para determinar os impactos desse fenômeno sobre a biodiversidade do local.

Se as emissões de gases são reduzidos e aumento da temperatura global inferior a 2 graus Celsius, os cientistas indicam que os efeitos sobre o habitat e biodiversidade poderia diminuir até ao final do século restos.


Fonte: SINC

Nenhum comentário:

Postar um comentário