sexta-feira, 25 de agosto de 2017

BNDES e BID vão debater investimentos em infraestrutura sustentável.
BID e BNDES formalizam parceria para aproximar os investimentos em infraestrutura dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE), realizam no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro, o InfraInvest – Sustainable Infrastructure, evento que reunirá especialistas, gestores públicos, tomadores de decisão e investidores públicos e privados para discutir os caminhos necessários para o cumprimento das metas do Brasil com relação à redução das emissões de carbono e aumento dos investimentos em infraestrutura sustentável, como forma de atingir estes objetivos.

Serão discutidos os arranjos necessários, os quadros normativos e legais e regulamentos que possam permitir os investimentos em infraestrutura sustentável; as melhores práticas em execução de projetos sustentáveis alinhadas às boas práticas internacionais; e os mecanismos de financiamento, que irão considerar os instrumentos necessários para alavancar os investimentos do setor privado e também avaliar a percepção dos investidores sobre o tema, assim como o papel dos green bonds (títulos verdes) e securitização.

A Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil inclui metas ambiciosas de reduzir, até 2025, as emissões em 37% em relação aos níveis de 2005 além de restaurar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e aumentar para 45% a parcela dos recursos renováveis em sua matriz energética.

Para atingir estes objetivos são necessárias mudanças significativas na maneira como o país e a região concebem, constroem e usam a sua infraestrutura, principalmente em setores chave como energia, transporte, água e saneamento. Ainda, é necessário que sejam feitas análises substanciais e processos de engajamento entre os setores para acelerar o desenvolvimento sustentável, especialmente no que se refere ao cumprimento dos compromissos globais e objetivos de desenvolvimento nacional, não só de sustentabilidade ambiental, mas também sociais e econômicos.

O evento contará com a participação do ambientalista e importante estudioso da Amazônia Dr. Thomas Lovejoy, considerado o “Padrinho da Biodiversidade” e do professor Tomas C. Heller, fundador da Climate Policy Initiative e que atua diretamente nos temas de controle climático internacional e uso global da energia.

Serviço:
Evento: InfraInvest – Infraestrutura Sustentável para o Brasil
Data: 31 de agosto de 2017, às 09h30
Local: Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas – Praia de Botafogo, 190 – Rio de Janeiro – RJ
O evento será aberto à imprensa e o credenciamento deve ser feito na página do evento.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o BNDES

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo, principalmente aqueles voltados para a infraestrutura. O Banco apoia empreendedores de todos os portes na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

Sobre a FGV/EBAPE

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), fundada em 1952 – foi a primeira Escola de Administração Pública da América Latina. Conhecida no mercado de trabalho por sua tradição e excelência acadêmica, tem como missão construir e disseminar conhecimento em administração, fortalecendo a sinergia entre o público e o privado, formando profissionais capazes de influenciar, com rigor conceitual e metodológico, o pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário