quarta-feira, 18 de abril de 2018


Gene neandertal teve dificuldade para chegar ao homem moderno.

Depois de anos de sequenciamento dos genomas de fêmeas neandertais, os pesquisadores finalmente deram uma boa olhada no cromossomo Y de um neandertal masculino – e descobriram que é diferente de qualquer outro Y nos humanos modernos que vivem hoje.

Mesmo que neandertais e humanos modernos tenham cruzado várias vezes nos últimos 100.000 anos, o DNA no cromossomo Y de um Neandertal masculino que viveu em El Sidrón, Espanha, 49.000 anos atrás não foi passado para os seres humanos modernos, pesquisadores relataram no The American Journal of Human Genetics.

A descoberta se encaixa com estudos anteriores que descobriram que, embora os asiáticos e os europeus tenham herdado de 1% a 3% de seu DNA do cruzamento de seus ancestrais com neandertais, há ausência de DNA Neandertal em seus cromossomos Y. Isto sugeriu que os humanos modernos femininos e os neandertais masculinos não eram totalmente compatíveis e que os neandertais do sexo masculino podem ter tido problemas com a produção de espermatozoides.

O novo estudo encontra uma pista para o motivo: o Neandertal de El Sidrón tinha mutações em três genes imunes, incluindo um que produz antígenos que podem desencadear uma resposta imune em mulheres grávidas, levando-as a rejeitar e abortar fetos masculinos com esses genes. Assim, embora os Neandertais masculinos e os humanos modernos femininos provavelmente tenham se ligado mais de uma vez ao longo dos anos, eles podem ter sido incapazes de produzir muitos bebês masculinos saudáveis ​​(como a reconstrução desse menino neandertal de fósseis de Gibraltar) – e assim acelerando a extinção dos neandertais.

Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário