quinta-feira, 10 de maio de 2018


Desertificação avança sobre semiáridos de todo mundo.

O mundo já experimenta uma expansão das regiões semiáridas, tendência que continuará no presente século por causa do aquecimento global, afirma estudo publicado por pesquisadores franceses. O aumento observado das regiões semi-áridas foi de 13% no século passado, e pode alcançar adicionais 38% até 2.100.

Diversas projeções de modelos climáticos sugerem que as áreas secas do planeta deverão se expandir como consequência do aquecimento global. O estudo investigou se regiões semi-áridas e quentes ocuparão uma área maior no futuro, e também se elas irão se tornar mais áridas. Essas alterações trazem implicações para medidas de adaptação às mudanças climáticas.

A partir de dados climatológicos e de projeções de modelos computacionais, os pesquisadores quantificaram a área total ocupada pelas regiões semi-áridas no século 20 e, ao mesmo tempo, projetaram a área ocupada até o fim do século 21. Para identificar o clima semi-árido, o estudo se baseou na classificação de Köppen, na qual a temperatura e a precipitação são combinados com os diversos biomas para delimitar geograficamente os tipos de clima.

Os resultados indicaram que no século 20 ocorreu expansão das regiões semi-áridas (gráfico abaixo), sendo alterações na precipitação responderiam por 75% dessa mudança, enquanto que o aquecimento global, por 23%. Durante a segunda metade do século 20, verificou-se que a expansão se deu na direção dos pólos em ambos os hemisférios. Esse fenômeno é consistente com as observações de alteração na circulação geral da atmosfera.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário